Free Valve: Qoros e Koenigsegg eliminam comando

 

A marca chinesa Qoros revela no Salão de Guangzhou o motor Freevalve, desenvolvido em parceria com a empresa homônima, que é parte do grupo Koenigsegg (fabricante de supercarros). O sistema elimina a árvore de comando de válvulas, substituída por um atuador elétrico, hidráulico e pneumático. Não apenas o comando sai de cena: também sua ligação ao virabrequim (em geral mediante correia dentada ou corrente), o corpo de borboleta e o pré-catalisador, dispensado pelas menores emissões poluentes.

 

 

A técnica do Freevalve envolve atuadores pneumáticos para abrir as válvulas, enquanto molas ou pressão de ar efetuam o fechamento. Cada válvula pode ser controlada de modo individual durante todo o ciclo de operação do motor. De acordo com a Freevalve, a unidade turboalimentada de 1,6 litro produz potência de 230 cv e torque de 32,6 m.kgf, valores cerca de 45% mais altos do que teria sem o sistema, e o consumo é 15% mais baixo. A nova técnica será testada em hatchbacks Qoros 3 com vistas à produção em série.

 

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação