Michelin recomenda usar pneus até o limite legal

Pneu

 

Não troque os pneus de seu carro antes que cheguem ao limite legal de uso, com 1,6 mm de profundidade de sulcos. É o que recomenda agora a Michelin, fabricante francesa entre as mais respeitadas do setor, contrariando o aconselhamento comum de troca com 3 mm de sulcos.

 

 

De acordo com a empresa, em sua fase final de uso (próxima a 1,6 mm de sulcos) o pneu tem menor resistência ao rolamento, o que contribui para a economia de combustível. É evidente que com menos sulcos o pneu está menos apropriado ao uso em piso molhado, pela menor capacidade de escoamento de água, mas a Michelin afirma que seus pneus com 1,6 mm de sulco têm melhor desempenho nessa condição que alguns pneus de baixo custo quando novos.

Pelos estudos da marca, se todos os carros da Comunidade Europeia trocarem pneus com 3 mm em vez de 1,6 mm, haverá um custo adicional de 6,9 bilhões de Euros por ano entre pneus e combustível. Outro argumento é ambiental: com 128 milhões de pneus usados a mais todo ano na região, haveria emissão adicional de 9 milhões de toneladas de CO2 por ano.

Texto da equipe – Foto: divulgação