Mercedes: 40 anos dos freios antitravamento ABS

Mercedes ABS 01

 

A Mercedes-Benz comemora 40 anos do lançamento do sistema de freios antitravamento (ABS na sigla em inglês), apresentado de 22 a 25 de agosto de 1978 pela empresa e pelo fornecedor Bosch. No fim daquele ano, o dispositivo que evita o bloqueio das rodas pelos freios era aplicado à nova geração W116 do Classe S, pioneiro entre modelos de grande produção (o Jensen FF inglês teve um ABS mecânico em 1967, mas pouco mais de 300 carros foram feitos).

 

 

Testes muito divulgados à época, como na foto acima, mostravam a diferença de comportamento de carros com e sem ABS em frenagens de emergência em piso de baixa aderência. O sistema mantinha o controle de direção e permitia desviar de obstáculos, enquanto o carro sem ele seguia reto e os atropelava, apesar das rodas esterçadas.

Em 1980 o ABS já podia ser comprado em qualquer automóvel da marca e, um ano depois, também em veículos comerciais. Ele se tornaria item de série nos carros Mercedes em 1992. O Brasil produziu seu primeiro carro com o sistema em 1991, quando foi lançado no Ford Versailles e no VW Santana.

 

Mercedes ABS 02Texto da equipe – Fotos: divulgação