Logan e Sandero ganham 1 e 3 estrelas no Latin NCap

 

O Latin NCap divulgou os resultados de novos testes de colisão. Os Renaults Logan e Sandero obtiveram desempenho modesto: apenas uma estrela para a proteção de adulto (18,01 pontos em 34 possíveis) e três estrelas para a de ocupante infantil (28,97 pontos em 49 possíveis). A primeira nota foi prejudicada pela proteção pobre ao peito do motorista nos impactos frontal e lateral. No caso da colisão lateral, apesar de os modelos contarem com barras laterais nas portas, “a falta de uma estrutura de melhor desempenho e de dispositivos de absorção de energia explica o baixo rendimento”, segundo o órgão independente.

 

 

O Latin NCap informa também, que, no impacto frontal, “a cabeça e o pescoço do motorista conseguiram boa proteção. A proteção do pescoço do acompanhante foi boa e a da cabeça, adequada. O peito do motorista mostrou uma proteção pobre e o do passageiro, marginal. Os joelhos do motorista e do acompanhante receberam proteção marginal, pois apresentam risco de impactar contra estruturas perigosas na zona por trás do painel. As tíbias do motorista e as do acompanhante ganharam boa proteção. A área dos pés é estável, exibindo deformação insignificante, sendo a proteção dos pés, adequada. A estrutura do habitáculo foi considerada instável”. No impacto lateral “o veículo proporcionou boa proteção à cabeça e à pelve, proteção adequada ao abdome e pobre ao peito. O carro conta com lembrete de cinto de segurança apenas para o motorista”.

 

 

Ainda, os carros não oferecem cinto de três pontos na posição central do banco traseiro nem fixações Isofix para cadeira infantil. “Esse fato surpreende levando em conta que o Sandero lançado na África, testado pelo Global NCap, possui cintos de três pontos em todos os assentos e Isofix como equipamento padrão. A Renault confirmou que irá melhorar o desempenho de segurança do Sandero/Logan”, informou o Latin NCap.

O outro modelo testado foi o Mitsubishi Eclipse Cross, que obteve cinco estrelas para adulto e três para criança. Não há previsão de lançamento no Brasil.

Veja a seguir o vídeo dos testes de Logan/Sandero.

 

Texto da equipe – Fotos e vídeo: divulgação