Latin NCap: resultados de Fiat Argo/Cronos e Etios

 

O esperado teste de colisão dos Fiats Argo e Cronos é, afinal, anunciado pelo Latin NCap. Os dois modelos conseguiram três estrelas na proteção de adultos e quatro na de crianças. O instituto também testou o Toyota Etios, que obteve quatro estrelas em cada categoria. Os carros estavam com bolsas infláveis apenas frontais, como é padrão em suas versões de entrada.

 

 

O Argo produzido no Brasil e o Cronos feito na Argentina conseguiram 24,41 pontos na proteção de adulto, em máximo de 34, e 37,47 pontos para segurança infantil, com máximo de 49. Ambos os valores foram mais altos no Etios: 25,42 e 40 pontos, na ordem. O resultado do Etios para criança foi melhor até que o de seu “irmão” mais moderno Yaris, que teve 38,05 pontos.

 

 

Argo e Cronos mostraram, segundo o Latin NCap, “proteção fraca no peito do adulto no impacto lateral. A estrutura foi considerada instável no limite da estabilidade; contudo, foi percebido que o modelo tem boa projeção e desenvolvimento na sua concepção, fato que deveria permitir melhorias. A ausência do lembrete do uso do cinto para o passageiro, bem como a falta de controle eletrônico de estabilidade (ESC), explicam essa classificação. A proteção para o ocupante infantil foi boa e quase atinge a classificação máxima no teste dinâmico”. Embora o Argo/Cronos permita a desconexão da bolsa inflável do passageiro se houver cadeira infantil naquele banco, a sinalização não atende aos requisitos do Latin NCap; o mesmo vale para a das ancoragens Isofix.

 

 

No caso do Etios, “a estrutura do veículo e a área dos pés foram consideradas instáveis. No entanto, mostrou-se marginal a boa proteção em ambos os ocupantes adultos na batida frontal e lateral. Isso, o lembrete do uso do cinto em ambos os assentos dianteiros e o ESC conseguiram que o Etios alcançasse as quatro estrelas para adulto”. A Toyota recomenda instalar as cadeiras infantis voltadas para trás. O Etios não alcançou a pontuação máxima em segurança infantil devido à falta de desconexão da bolsa inflável do passageiro e da sinalização adequada das ancoragens Isofix.

Veja no fim da página os vídeos divulgados pelo Latin NCap.

 

 

 

 

Texto da equipe – Fotos e vídeos: divulgação