Latin NCap: 5 estrelas para T-Cross e 4 para Yaris

O instituto Latin NCap anuncia o resultado dos testes de colisão do Toyota Yaris (acima) e do Volkswagen T-Cross. O Yaris recebeu quatro estrelas, tanto na proteção de ocupante adulto (com 26,99 pontos em 34 possíveis) quanto na de criança (com 38,05 pontos em um máximo de 49). Foram-lhe dados 11,23 pontos no impacto frontal e 14,76 no lateral, sendo o máximo de 16 em cada quesito. O T-Cross obteve cinco estrelas em ambos os quesitos, com 31,62 pontos para adultos (máximo de 34) e 42,77 pontos para crianças (máximo de 49). Com máximo de 16 pontos, o SUV recebeu 14,62 pontos no impacto frontal e 16 pontos no lateral.

 

 

Como é regra no programa, o Yaris (acima) foi testado na versão de entrada, com bolsas infláveis apenas frontais e controle eletrônico de estabilidade. O Latin NCap considera que o modelo “apresentou boa proteção para adultos no impacto lateral e proteção aceitável para boa no impacto frontal. A estrutura classificada como instável conseguiu, junto com a proteção aceitável para boa dos ocupantes adultos e a falta de airbags laterais para proteção da cabeça, uma pontuação de quatro estrelas para adultos. O passageiro criança de três anos de idade foi instalado voltado para trás, de acordo com as recomendações globais mais recentes para passageiros dessa idade, o que explica a pontuação máxima. A sinalização das ancoragens Isofix não atende aos requisitos, o que, somado à falta de um interruptor para desconectar o airbag do passageiro, explica as quatro estrelas para ocupantes infantis”.

 

Por sua vez, o T-Cross de entrada vem com seis bolsas infláveis (frontais, laterais dianteiras e de cortina) e controle de estabilidade, ESC. O SUV “mostrou boa proteção para seus ocupantes nos três testes de colisão realizados (frontal, lateral e lateral de poste). O modelo também atendeu, satisfatoriamente, aos requisitos do teste ESC. Em referência à proteção de ocupantes infantis, o modelo inclui ancoragens aprovadas de tamanho I-size que facilitam a instalação de cadeiras para crianças de idades mais avançadas voltadas para trás. Também conta com um interruptor para desconectar o airbag do passageiro”.

Confira abaixo os vídeos dos testes. A próxima série de resultados do Latin NCap será apresentada em maio.

 

 

 

 

Texto da equipe – Fotos e vídeos: divulgação