Jeep Renegade: versões, preços e equipamentos

Jeep Renegade 01

 

A Jeep apresenta no Brasil o Renegade, utilitário esporte compacto fabricado em nova unidade da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) em Goiana, PE. Ele estreia nas versões Sport, Longitude e Trailhawk, com duas opções de motores, três de câmbio e tração dianteira ou integral. Os preços são: Sport com motor flexível de 1,75 litro e câmbio manual, R$ 69.900; com o automático de seis marchas, R$ 75.900; com motor turbodiesel de 2,0 litros, tração 4×4 e câmbio automático de nove marchas, R$ 99.900; Longitude 1,75 flexível (automático de seis), R$ 80.900; Longitude 2,0 turbodiesel 4×4 (automático de nove), R$ 109.900; e Trailhawk 2,0 turbodiesel 4×4 (mesmo câmbio), R$ 116.900. Uma versão de entrada chega em alguns meses por R$ 66.900.

 

 

Os equipamentos de série do Sport incluem controle eletrônico de estabilidade, tração, para reboque e com função anticapotamento, freios a disco nas quatro rodas, cintos de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes, fixação Isofix para cadeira infantil, faróis e luz traseira de neblina, assistente para saída em rampa, ar-condicionado, assistência elétrica de direção, rodas de alumínio de 16 polegadas com pneus 215/65, ajuste do volante em altura e distância, sensores de estacionamento traseiros, sistema de áudio com interface Bluetooth para telefone celular, alarme, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, controles elétricos de vidros com função um-toque, comandos de áudio e Bluetooth no volante, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade e freio de estacionamento com acionamento elétrico. No caso de câmbio automático, vem ainda com controle eletrônico de velocidade em descidas.

Seus principais opcionais são sistema multimídia com tela tátil de 5 pol, reconhecimento de voz e navegador, câmera traseira para manobras, volante revestido em couro, bolsas infláveis laterais, de cortina e de joelhos, monitoramento de pressão dos pneus e teto solar elétrico panorâmico Command View.

 

Longitude

 

A versão Longitude (acima) acrescenta ao conteúdo da Sport rodas de alumínio de 17 pol com pneus 215/60, comandos no volante para mudanças de marcha, ar-condicionado automático de duas zonas, tela tátil de 5 pol, navegador, câmera traseira e volante de couro. O Longitude a diesel ganha tração 4×4 com reduzida e controle de descidas. Pode receber rodas de 18 pol com pneus 225/55, bancos de couro, as citadas bolsas infláveis, monitor de pneus, teto solar Command View, pacote Tecnology 1 (detector de pontos cegos, assistente de estacionamento, acesso e partida com chave presencial, faróis e limpador de para-brisa automáticos, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com rebatimento automático), pacote Tecnology 2 (áudio Beats com oito alto-falantes, tela tátil de 6,5 pol, reconhecimento de voz, quadro de instrumentos com tela digital de 7 pol, banco do motorista com regulagem elétrica, faróis bixenônio) e teto preto.

Por fim, o Renegade Trailhawk (interior abaixo) traz os itens do Longitude a diesel, acrescidos de suspensão elevada em 2 cm (para 22,3 cm de altura livre do solo), placas inferiores de proteção, ganchos na frente e atrás, para-choques especiais, pneus de uso misto (215/60 R 17), faróis e limpadores automáticos, retrovisor fotocrômico, câmera traseira, controle de descidas e tela de 7 pol no painel. Suas opções são bancos de couro, as mesmas bolsas infláveis, monitor de pneus, teto solar elétrico My Sky ou panorâmico Command View, pacote Tecnology 3 (detector de pontos cegos, assistente de estacionamento, chave presencial, rebatimento de retrovisores) e Tecnology 4 (áudio Beats com tela 6,5, reconhecimento de voz, banco do motorista com regulagem elétrica, faróis bixenônio).

 

Jeep Renegade Trailhawk 06

 

O motor flexível é o conhecido E-Torq da linha Fiat, mas com novo cabeçote, variação do tempo de abertura das válvulas e taxa de compressão mais alta, o que permitiu oferecer mais torque e em regime mais baixo: passou de 18,9 m.kgf a 4.500 para 19,1 m.kgf a 3.750 rpm com álcool (18,6 m.kgf com gasolina). A potência permanece de 130/132 cv, mas também em menor rotação, 5.250 rpm. O motor turbodiesel, da linha Multijet da Fiat italiana, tem 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 m.kgf a 1.750 rpm.

O sistema 4×4 do Renegade é o Active Drive Low, que aciona a tração traseira de forma automática conforme a necessidade e conta com reduzida. O controle de tração Selec-Terrain oferece quatro modos de operação: Auto (automático), Snow (neve), Sand/Mud (areia/lama) e, apenas no Trailhawk, Rock (pedra).

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação