Jeep: de picape Renegade a Wrangler de 700 cv

 

A divisão Jeep da FCA revela seus modelos conceituais para o 50º Easter Jeep Safari, evento fora de estrada em Moab, no estado norte-americano de Utah, que vai de 19 a 27 de março. De Renegades e Wranglers modificados a propostas nostálgicas e um jipe com mais de 700 cv, há uma boa variedade de utilitários curiosos.

 

Crew Chief 715

Espécie de edição moderna da picape Kaiser M715 militar, este conceito baseia-se no Wrangler Unlimited. Usa pneus de 40 pol em rodas de 20 pol, capota removível, guinchos dianteiro e traseiro e motor Pentastar V6 de 3,6 litros.

 

Shortcut

O Wrangler não conseguiria ficar mais parecido com o CJ-5, um dos Jeeps civis mais conhecidos, inclusive pelos brasileiros. Simples e muito simpático, o conceito tem rodas de 17 pol com pneus de 35 pol, bancos de encosto baixo, comprimento reduzido em 30 cm e, claro, um Pentastar V6 sob o capô.

 

 

Renegade Commander

Nosso conhecido utilitário compacto ganha preparo fora de estrada nesta versão: suspensão levantada em 5 cm, rodas de 17 pol com pneus de 29,5 pol, proteções inferiores, capô decorado. O motor é o Tigershark de 2,4 litros com caixa automática de nove marchas.

 

Comanche

Uma interessante fusão do Renegade a uma picape Jeep (vendida também aqui, mais tarde como Ford F-75): é o Comanche, que retoma o nome de uma picape da marca derivada do Cherokee dos anos 80. O simpático utilitário tem capota removível, entre-eixos alongado em 30 cm, suspensão 5 cm mais alta e rodas de 16 pol com pneus de 32 pol. O motor é nosso conhecido turbodiesel de 2,0 litros com caixa automática de nove marchas.

 

FC 150

Este não é nostálgico, é antigo mesmo. O FC 150 de 1960 recebeu o chassi de um Wrangler 2005, rodas de 17 pol com pneus de 33 pol, novos bancos e motor de seis cilindros e 4,0 litros. O modelo de “cara chata”, ou cabine avançada, foi fabricado de 1956 a 1965 e derivava do CJ-5.

 

Trailcat

O mais esportivo dos Jeeps do evento é um conceito com o motor Hemi Hellcat V8 de 6,2 litros com compressor do Charger Hellcat! Com 707 cv e caixa manual de seis marchas, não é por falta de potência que ficará em algum obstáculo. O Trailcat tem ainda 30 cm adicionais entre eixos em relação ao Wrangler, rodas de 17 pol com imensos pneus de 39,5 pol, eixos Dana 60 e amortecedores Fox. Os bancos de fibra de carbono vieram do Viper.

 

Trailstorm

Mais moderado, é um Wrangler Unlimited com rodas de 17 pol e pneus de 37 pol, suspensão 5 cm mais alta, amortecedores especiais e faróis de leds. A decoração simula uma moderna camuflagem. O motor é o Pentastar V6.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação