Japão autoriza câmeras em vez de retrovisores

BMW i8 Mirrorless

 

Os espelhos retrovisores externos podem estar com dias contados… ao menos no Japão. O governo nipônico autorizou o uso de câmeras para mostrar o que acontece atrás dos carros em vez dos tradicionais espelhos, que acompanham o automóvel desde seus primeiros tempos. O fornecedor Ichikoh já entrega câmeras para um fabricante que lançará a novidade em agosto, noticiou o site Automotive News. Para a empresa, 29% dos carros novos vendidos no Japão deverão ter abandonado os retrovisores em 2023.

 

 

Usar câmeras em vez de espelhos é uma antiga ideia aplicada a carros-conceito, mas sempre esbarrou na legislação dos principais países. Além da melhor aerodinâmica, as câmeras podem operar com diferentes ângulos de visualização (aproximando a imagem ou afastando-a para aumentar o campo visual) e sua imagem pode ser mostrada em local mais próximo ao motorista, como o painel de instrumentos. O Honda Accord vendido no Brasil já traz uma câmera auxiliar no lado direito, sob o retrovisor, cujas imagens aparecem na tela do painel. Na foto acima, a câmera do BMW i8 Mirrorless.

Resta saber como seria sua longevidade, caso aplicada ao Brasil, diante dos motoboys insanos que infestam nossas grandes cidades…

 

Texto da equipe – Foto: divulgação