Jaguar XE Project8 traz V8 de 600 cv e pacote Track

 

BMW M3 e Mercedes-AMG C63, há um novo garoto no pedaço: a Jaguar apresenta o XE SV Project 8, um trabalho da divisão Special Vehicles Operations (SVO). O conhecido motor V8 de 5,0 litros com compressor, até então reservado a modelos superiores da marca e da Land Rover, foi preparado para obter potência de 600 cv. Com caixa automática de oito marchas e tração integral, o Project 8 acelera de 0 a 96 km/h em 3,3 segundos e alcança máxima de 321 km/h (200 milhas por hora). É o Jaguar de rua mais rápido em aceleração já produzido.

 

 

O XE foi amplamente revisto, como mostra um dos interessantes vídeos abaixo. A carroceria ganhou capô, defletores e difusor de ar traseiro de fibra de carbono e um alto aerofólio ajustável. As rodas de 20 pol (com pneus 305 na traseira) são forjadas, a suspensão foi recalibrada e os amortecedores têm controle eletrônico. Para uso em pista ela pode ser rebaixada em 15 mm. Os rolamentos são de cerâmica de nitreto de silício, como na Fórmula 1, pela primeira vez em carros de rua. Com 1.745 kg, é o sedã V8 mais leve hoje feito pela empresa.

Há ainda assoalho plano para melhor aerodinâmica, freios com discos de carbono-cerâmica, diferencial com controle eletrônico e bancos esportivos com estrutura de magnésio. O pacote Track dispensa o banco traseiro, substitui os dianteiros pelos do tipo concha com cintos de quatro pontos e aplica uma estrutura de proteção em caso de capotamento. Embora esse XE tenha um sistema de áudio Meridian de 380 watts, a melhor música certamente virá do escapamento de titânio com nível de ruído ajustável, como os vídeos sugerem.

O Project 8 terá apenas 300 unidades fabricadas, com preço a partir de 150 mil Euros na Inglaterra.

 

 

 

Texto da equipe – Fotos e vídeos: divulgação