Jaguar transforma XE no Project 8, supersedã de 600 cv

 

A Jaguar inicia a produção do XE SV Project 8, que assume o topo da categoria de sedãs em termos de desempenho. O novo concorrente de BMW M4 e Mercedes-AMG C63, pré-apresentado há um ano, vem com motor V8 de 5,0 litros com compressor, potência de 600 cv e torque de 71,4 m.kgf. Com tração integral e caixa automática de oito marchas, o Project 8 acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e alcança a máxima de 321 km/h, de acordo com a marca. Ele estabeleceu um novo recorde para carros de produção de quatro portas em Nürburgring Nordschleife, na Alemanha: 7 minutos e 21,23 segundos.

 

 

O trabalho da Divisão de Operações de Veículos Especiais (SVO) abrange carroceria com itens de fibra de carbono (para-choque, capô, aerofólio), freios de carbono-cerâmica, rodas de 20 pol  com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, rolamentos de roda de cerâmica de nitreto de silício (como na Fórmula 1, os primeiros em um carro de rua), diferencial traseiro ativo e ajustes de altura de rodagem e  aerodinâmica para uso em circuito. O modo de pista adapta os sistemas de transmissão, suspensão, acelerador e direção. O peso é de 1.745 kg.

A versão opcional Track Pack, de dois lugares, poupa 12,2 kg substituindo os bancos dianteiros com estrutura de magnésio por outros de corrida, de fibra de carbono, e removendo o de trás.  Serão feitos apenas 300 carros, com preço a partir de 150 mil libras no Reino Unido, e sem previsão de importação para o mercado brasileiro.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação