Hummer retorna como Humvee C pelas mãos da VLF

 

O Hummer H1 está de volta, ou quase isso, quase sete anos depois do encerramento da marca pela General Motors (leia história). Bob Lutz, ex-vice-presidente de produtos da GM, participou da retomada da produção do enorme utilitário por meio da VLF Automotive, de Auburn Hills, Michigan, para vendas à África, China, Europa e ao Oriente Médio.

 

 

 

O jipe, na verdade, não é todo fabricado pela VLF: a AM General, fabricante original do modelo militar, oferece desde 2013 conjuntos para montagem, os quais são montados pela VLF com fins exclusivos de exportação. Como a GM ainda detém direitos sobre o nome Hummer, o jipe será chamado de Humvee série C, mesmo nome do modelo militar. Praticamente igual na aparência ao último Hummer da GM, ele usa motor V8 a diesel de 6,5 litros em duas versões (com 190 cv e 53,2 m.kgf ou com 205 cv e 60,8 m.kgf) ou V8 a gasolina de 6,2 litros da GM com 430 cv e 56,6 m.kgf, sempre com caixa automática de quatro marchas.

A VLF não é desconhecida dos leitores: nos últimos anos apresentou propostas dos carros esporte de luxo Destino V8, com motor de Chevrolet Corvette ZR1; Rocket V8, feito a partir do Ford Mustang; e Force 1 V10, derivado do Dodge Viper.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação