Honda: mais detalhes do esportivo híbrido Acura NSX

Acura NSX 01

 

A Honda divulgou novas informações sobre o NSX, o esportivo híbrido que será vendido como Acura nos Estados Unidos e sob a marca da própria empresa em outros mercados, a exemplo do que ocorreu com o antecessor fabricado de 1990 a 2005. Com produção em Marysville, Ohio (EUA) a partir de 2016, o novo NSX tem dois motores elétricos independentes para o eixo dianteiro e um elétrico traseiro, ligado ao V6 a gasolina de 3,5 litros com dois turbos.Esse conjunto forma o Sport Hybrid Super Handling All-wheel Drive, traduzível como tração integral esportiva híbrida de superestabilidade, pois os motores elétricos podem atuar com diferentes potências para ajudar no comportamento em curvas.

 

 

O sistema opera em quatro modos: Quiet (silencioso, apenas elétrico), Sport, Sport+ e Track (pista, o mais esportivo). O V6 usa injeções direta e indireta (como em alguns motores Audi e Toyota) e lubrificação a cárter seco, que contribui para dar ao carro o centro de gravidade mais baixo da categoria. O carro tem ainda câmbio automatizado de dupla embreagem e nove marchas, monocoque com alumínio e aço de alta resistência, 10 trocadores de calor (incluindo três radiadores) e freios a disco de carbono-cerâmica. Embora dados de potência e desempenho ainda não sejam divulgados, há estimativas de cerca de 600 cv, aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos e máxima superior a 320 km/h, tendo a Honda informado antes que o Ferrari 458 Italia (substituído pelo 488 GTB) foi seu parâmetro geral de desempenho.

O carro azul das fotos tem o pacote Carbon Exterior, com defletor dianteiro, saias laterais, difusor traseiro, teto e capôs de fibra de carbono, além das rodas Exclusive de 19 pol na frente, com pneus 245/35, e de 20 pol na traseira com 295/30. Outro pacote, o Carbon Sports, coloca carbono em itens como volante e cobertura do quadro de instrumentos, enquanto os bancos recebem couro e camurça sintética, esta aplicada também ao forro de teto. A Honda oferecerá ampla configuração de acessórios e acabamentos.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação