Honda Fit, City e HR-V e Ford Ka+ vão bem no Latin NCap

Honda HR-V - Latin NCap
Honda HR-V

 

O instituto de testes de segurança Latin NCap divulgou novos resultados, que incluem boas classificações para o Ford Ka+ e três modelos da Honda: Fit, City e HR-V, todos em versões válidas para o mercado brasileiro. O Ka+ obteve quatro estrelas para proteção de ocupante adulto e três para a de passageiro criança, em máximo de cinco. O HR-V ganhou cinco estrelas em ambas as categorias, enquanto Fit e City ficaram com cinco estrelas para adulto e quatro para criança. O instituto testou também o Chevrolet Aveo e o Volkswagen Vento, não oferecidos aqui.

Confira a análise de cada modelo:

 

Ford Ka+
Ford Ka+

 

Ford Ka+: com bolsas infláveis apenas frontais, obteve quatro estrelas e 12,17 pontos (em 17 possíveis) para ocupante adulto e três estrelas e 30,58 pontos (em máximo de 49) para passageiro criança. O Latin NCap observou que “no impacto frontal a cabeça do motorista, que tocou o fundo do airbag, contou com proteção adequada; as áreas dos joelhos do motorista e do passageiro mostraram estruturas críticas; a estrutura foi qualificada como estável, sendo capaz de suportar maiores cargas. A cadeira infantil para criança de três anos foi capaz de evitar um excessivo movimento para frente no impacto, proporcionado boa proteção; o dispositivo para criança de 18 meses também foi bom. A sinalização de ancoragens Isofix não respeita os requisitos do Latin NCap”.

 

 

Honda Fit
Honda Fit

 

Honda Fit: também dotado de apenas bolsas frontais e fixações Isofix, recebeu cinco estrelas e 16,26 pontos para adulto e quatro estrelas e 39,48 pontos para criança. Observou-se que “as cabeças do motorista e do passageiro foram bem protegidas pelos airbags no impacto frontal; as áreas dos joelhos não mostraram estruturas críticas. A carroceria foi estável. O modelo cumpriu com os requisitos UN95 de teste de impacto lateral. As cadeiras para crianças de 18 meses e três anos proporcionaram proteção adequada”;

Honda City: com bolsas frontais, saiu-se melhor que a geração anterior testada em 2012, ao obter cinco estrelas e 16,07 pontos para adulto (quatro estrelas e 12,03 pontos no modelo antigo) e quatro estrelas e 41,81 pontos para criança (quatro estrelas e 37,99 pontos no anterior). As observações equivaleram-se às feitas para o Fit (acima).

 

Honda City
Honda City

 

Honda HR-V: também com bolsas só frontais, obteve cinco estrelas e 16,70 pontos para adulto e cinco estrelas e 43,30 pontos para criança. O instituto fez as mesmas observações sobre proteção e estrutura mencionadas para o Fit.

Dos modelos não disponíveis no Brasil, o VW Vento de fabricação indiana (um sedã do Polo europeu) saiu-se com cinco estrelas para adulto e três para criança, enquanto o Chevrolet Aveo sem bolsas infláveis, feito no México, teve zero estrela para adulto e e duas para criança. “Este resultado não é isolado: há cinco anos que a Chevrolet vem se desempenhando negativamente em nossos testes em relação aos modelos populares. Em nossa recente classificação de fabricantes, analisando mais de 60 modelos testados, a Chevrolet é o fabricante global com pior desempenho”, observou o instituto, que apresentará mais resultados em dezembro.

Confira a seguir os vídeos dos modelos que mais nos interessam.

 

Ford Ka+

 

Honda Fit

 

Honda City

 

Honda HR-V

Texto da equipe – Fotos e vídeos: divulgação