Honda: um pouco dos 70 anos da Dream ao novo NSX

 

Fundada em setembro de 1948, a Honda está completando 70 anos. A pequena fábrica de motocicletas de Soichiro Honda começou com a Dream (acima) e passou em 1963 a carros e utilitários. Conheça um pouco desse histórico.

1948 – Fundação e lançamento da moto Dream, com motor dois-tempos de 100 cm³ e 3 cv.

1958 – A moto Super Cub dá início a um grande sucesso, com mais de 100 milhões de unidades vendidas até hoje.

 

1963 – O primeiro carro Honda é o caminhãozinho T360 (acima), com motor de 360 cm³ e quatro cilindros. Uma versão 500 vinha depois. No mesmo ano aparece o roadster S500 (abaixo), com 44 cv: a marca chega aos carros de passeio com um alegre esportivo de dois lugares.

 

 

1964 – O RA271 é o primeiro carro japonês na Fórmula 1. Sua primeira vitória vem no ano seguinte no México.

1966 – O S800 de 70 cv, disponível também como cupê, é o primeiro carro Honda de teto rígido.

 

1967 – A marca estreia em automóveis populares com o N360 (acima), com motor 360 de dois cilindros arrefecido a ar.

1969 – O sedã H1300 aposta em um Honda maior, mas fracassa em vendas. O motor 1,3 também tem arrefecimento a ar. Um N600, versão mais potente do N360, é o primeiro carro da marca vendido nos Estados Unidos.

 

1972 – Lançamento do Civic, um de seus grandes sucessos, ainda como hatch. Desde então, mais de 24 milhões foram vendidos. O motor CVCC destaca-se nos EUA por atender aos limites de emissões sem precisar de catalisador.

 

1976 – A linha cresce com o Accord, que se tornaria líder de vendas nos EUA mais tarde.

 

1981 – A Honda mostra o Gyrocator, primeiro sistema de navegação com mapas no mundo. Ele equipa o Accord no Japão e usa sensores para se localizar e obter a velocidade, pois a tecnologia GPS ainda demoraria a estar disponível.

1982 – O Accord é o primeiro carro japonês fabricado nos EUA.

 

 

1988 – Aparece o sistema VTEC de variação de levantamento das válvulas, para alta potência sem sacrificar o torque em baixa rotação.

1990 – O NSX vem com estrutura de alumínio e motor V6 VTEC de 3,0 litros e 270 cv para rivalizar com Ferrari e Porsche.

 

1992 – O NSX Type R inicia a série de versões de alto desempenho. Fábricas na Inglaterra e na Turquia são as primeiras da marca na Europa.

1995 – A onda dos SUVs ganha o CR-V.

 

1997 – O primeiro Honda elétrico para o público é o EV Plus, oferecido por arrendamento.

 

1998 – O roadster S2000 repete o conceito do pioneiro S500 e obtém 240 cv de 2,0 litros.

2000 – O híbrido Insight traz alta tecnologia pela eficiência, mas vende pouco.

 

2001 – Nasce o Fit, outro modelo bem-sucedido, hoje na terceira geração.

2006 – Com o FCX Clarity, a Honda tem a primazia de oferecer a público a pilha a combustível, que usa hidrogênio para produzir energia elétrica.

 

2015 – A Honda vai aos ares com o Honda Jet, um jato executivo para seis pessoas.

 

2017 – O NSX renasce como híbrido, com motor V6 e três elétricos.

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação