A evolução do Audi A3, que completa 20 anos

Audi A3 geracoes

 

A Audi comemora hoje (18) os 20 anos da produção do primeiro A3, que inaugurou na marca o segmento de hatch médio em 18 de setembro de 1995. Desde então a empresa de Ingolstadt já fabricou 3.647.833 unidades do carro, que hoje representa um em cada cinco veículos da marca e alcança mais de 100 mercados. De início oferecido apenas com três portas, ele ganhou versões de cinco portas, conversível e sedã de quatro portas, além dos esportivos S3 e RS3 e das opções E-Tron (híbrida) e G-Tron (a gás natural). O sedã e o conversível são fabricados em Györ, na Hungria, enquanto o Sportback (cinco-portas) e o sedã saem também da unidade de Foshan, na China; um lote de sedãs foi feito ainda em Aurangabad, na Índia. O hatch de primeira geração teve produção em São José dos Pinhais, PR, fábrica brasileira que em outubro lançará o sedã da atual geração.

Confira um breve histórico dos 20 anos do A3.

 

1996: é lançado em setembro o A3 com três portas, baseado na plataforma PQ34 que serviria um ano mais tarde ao Volkswagen Golf de quarta geração. O motor transversal é o primeiro na marca desde os anos 70, época do Audi 50, clone do VW Polo.

1999: surgem as opções de cinco portas, tração integral e o esportivo S3 (abaixo em vermelho), com 210 cv no motor de 1,8 litro com turbo e tração integral de série.

 

2000: alterações visuais como faróis e lanternas. Controle de estabilidade de série em alguns mercados.

2001: o S3 passa a desenvolver 225 cv.

 

 

2003: sai a segunda geração com suspensão traseira independente multibraço (a plataforma seria aproveitada no quinto Golf) e motores com injeção direta. O turbo de 2,0 litros tem 200 cv e há opção por um V6 de 3,2 litros e 250 cv. Outra novidade é o câmbio automatizado de dupla embreagem S-Tronic.

• 2004: surge o Sportback, o segundo A3 com cinco portas, dessa vez com desenho diferenciado na traseira e uma ampla grade dianteira, que seria estendida ao três-portas.

 

2006: o S3 (acima) passa à nova geração, com três ou cinco portas, tração integral e uma versão de 265 cv do motor turbo de 2,0 litros.

2008: mudanças em grade, faróis e lanternas. O S-Tronic agora oferece sete marchas em algumas versões. A Audi lança o primeiro A3 conversível.

 

2011: o RS3 marca a entrada do A3 no “clube RS” de versões mais esportivas da Audi. É um Sportback com motor de cinco cilindros e 2,5 litros com turbo e 340 cv.

 

2012: sai em Genebra a terceira geração de três portas, com a plataforma modular MQB do grupo VW, controlador da distância à frente e freios multicolisão. O motor 1,8 turbo de 180 cv é o mais potente.

2013: a linha cresce com o Sportback, sedã de quatro portas (abaixo) e o conversível. Chega o novo S3 (acima em vermelho), com 300 cv no motor 2,0 turbo e tração integral, oferecido também no sedã.

 

•2014: o A3 E-Tron traz motor 1,4 turbo a gasolina e um elétrico, admitindo recarga da bateria em fonte externa.

•2015: sai o novo RS3 (acima em vermelho), no qual o 2,5 turbo de cinco cilindros alcança 367 cv. Por ora ele existe apenas com cinco portas.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação