F-Type Project 7 será feito como o mais potente Jaguar

Jaguar F-Type Project 7 03

 

A Jaguar revela no Festival de Velocidade de Goodwood 2014 a versão de produção do F-Type Project 7, derivada do conceito mostrado no ano passado no mesmo evento. O superesportivo, que chega como Jaguar de rua mais potente da história, comemora o 60°. aniversário do D-type de competição. Estão previstas apenas 250 unidades do Project 7, feitas em uma exclusiva linha de fabricação manual da nova equipe de Operações Especiais da Jaguar Land Rover. O nome refere-se às sete vitórias da marca inglesa na 24 Horas de Le Mans, três delas com o D-type.

 

 

O Project 7 mantém o motor V8 de 5,0 litros com compressor oferecido no F-Type, mas com calibração para obter potência de 575 cv e torque de 69,3 m.kgf, o que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. A velocidade máxima vem limitada a 300 km/h. Outras alterações afetam a aerodinâmica (com aerofólio traseiro ajustado conforme a velocidade), o peso (1.585 kg, redução de 80 kg) e a suspensão. Um domo foi aplicado atrás do encosto de cabeça do motorista, como no D-type. Contudo, no modelo de produção há dois lugares em vez de apenas um como no conceito.

 

Jaguar F-Type Project 7 09

 

Freios de carbono-cerâmica, vetorização de torque (maior parte dele é enviada à roda traseira externa à curva, sistema inédito no F-Type) e bancos inspirados em carros de corrida são itens de série. O câmbio automático de oito marchas foi mantido e as rodas de 20 pol usam pneus 255/35 (dianteiros) e 295/30 (traseiros). Saias laterais, difusor traseiro e aerofólio traseiro são de fibra de carbono e o comprimento do para-brisa foi reduzido em 11 cm para deixar o carro mais baixo e esportivo. O Project 7 será oferecido em azul, vermelho, preto, branco e, claro, o clássico British Racing Green ou verde inglês de corridas.

 

 Fotos: divulgação