Ford Focus RS confirma 350 cv e 0-100 em 4,7 segundos

Ford Focus RS 01

 

Revelado em março no Salão de Genebra, o Ford Focus RS ressurge em Frankfurt pronto para chegar ao mercado e com dados de desempenho, enfim, anunciados. O Focus mais potente em seus 17 anos de história acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e alcança a máxima de 266 km/h, afirma a fábrica, que ajustou a potência do motor Ecoboost turbo de 2,3 litros para 350 cv (em Genebra previu-se mais de 320 cv) e o torque para 44,9 m.kgf entre 2.000 e 4.500 rpm. Durante 15 segundos, a sobrepressão adicional eleva o valor para 48 m.kgf.

 

 

O RS tem câmbio manual de seis marchas e tração integral, capaz de variar tanto a repartição de torque entre os eixos quanto entre as rodas traseiras por meio de vetorização, o que ajuda a elevar sua capacidade de fazer curvas. O eixo posterior recebe até 70% do torque, sendo que todo ele pode ser aplicado a uma só roda se necessário. A suspensão foi enrijecida em relação à do Focus ST e as rodas de 19 polegadas usam pneus 235/35 com opção entre dois modelos da Michelin. Um assistente facilita a largada rápida, bastando ao motorista acioná-lo, acelerar tudo e acoplar a embreagem.

Com visual ainda mais esportivo que o do ST, o RS vem com bancos Recaro que podem dar lugar ao tipo concha, instrumentos adicionais e sistema de frenagem automática (a até 50 km/h) caso detecte um obstáculo ou veículo. O navegador recebe comandos de voz e, caso solicitado, aponta o circuito de corridas aberto ao público mais próximo. O novo RS é o trigésimo Ford com a sigla RS (Rallye Sport), aplicada pela primeira vez em 1970 ao Escort RS 1600 e que passou por esportivos emblemáticos como o RS 200 de rali de 1984, o Sierra RS Cosworth de 1985 e o Escort RS Cosworth de 1992.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação