Ford Ranger Raptor: motor turbo de 213 cv e 10 marchas

 

A Ford Ranger ganha sua versão Raptor, inspirada na F-150 homônima e restrita, por enquanto, a mercados da região Ásia-Pacífico. A picape fora de estrada recebe frente remodelada com o nome Ford em destaque na grade, rodas de 17 pol com pneus todo-terreno, proteções inferiores, suspensão redimensionada com amortecedores Fox e freios a disco nas quatro rodas. O vão livre do solo, 283 mm, impressiona.

 

 

O motor turbodiesel é inédito, de 2,0 litros e quatro cilindros com dois turbos (configuração que a VW Amarok, curiosamente, está abandonando), potência de 213 cv e torque de 51 m.kgf, ou seja, superior em ambos os itens ao cinco-cilindros de 3,2 litros (200 cv e 47,9 m.kgf) oferecido no Brasil. A caixa automática de 10 marchas transmite torque às quatro rodas. Como na F-150 Raptor, o seletor de modos de condução inclui o programa Baja, que altera pressão do turbo, transmissão, acelerador e tração integral. A produção é na Tailândia (por isso o idioma do vídeo oficial), embora com desenvolvimento pela Ford australiana.

 

 

Texto da equipe – Fotos e vídeo: divulgação