Ford Focus sedã agora é Fastback: veja versões e preços

Ford Focus Fastback

 

A Ford antecipa informações e os preços do Focus Fastback, como passa a ser denominado na linha 2016 o modelo sedã em busca de um apelo mais esportivo. Ele chega nas versões SE e Titanium, ambas com motor de 2,0 litros e câmbio automatizado de dupla embreagem de série, e cada uma oferece o pacote Plus de opcionais. Na aparência o Fastback segue as mudanças apresentadas em junho no Focus hatch, com a grade dianteira característica da Ford em destaque na frente e novas lanternas traseiras.

Por dentro foram redesenhados volante (agora com comandos de trocas manuais de marcha), console central e alavanca do freio de estacionamento. A Ford adotou a chave programável My Key, que permite impor limites ao emprestar o carro, e funções de chamada de emergência e App Link para uso de aplicativos no sistema Sync. Os faróis com lâmpadas de xenônio do Titanium Plus ajustam o facho de acordo com a velocidade e movem-se na direção das curvas. Agora o assistente de estacionamento manobra o carro também para vagas perpendiculares ao tráfego. Inédito na categoria é o sistema de frenagem automática Active City Stop, que atua em velocidades de até 50 km/h assim que um sensor detecta risco de colisão com um veículo adiante.

 

 

O motor de 2,0 litros com injeção direta mantém a potência de 175 cv (gasolina) ou 178 cv (álcool) e o torque de 21,5 ou 22,5 m.kgf (mesma ordem), mas a Ford promoveu reforços estruturais na carroceria, recalibração da direção, pequenas mudanças na suspensão e aplicou sistema de estabilidade preventivo (que atua quando os dados apontam risco de derrapagem) e controle de torque em curvas.

O Focus Fastback SE, que mantém o preço da extinta versão S 2015 (R$ 77.900), tem entre os equipamentos de série controle eletrônico de estabilidade e tração, freios a disco nas quatro rodas com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), monitor de pressão dos pneus, rodas de alumínio de 17 polegadas, ar-condicionado com ajuste manual, sistema Sync com tela de 4,2 pol e App Link, assistência de emergência, faróis de neblina, retrovisor interno fotocrômico, faróis e limpador de para-brisa automáticos, chave programável, direção com assistência elétrica, computador de bordo, alarme, volante revestido em couro com controles de áudio, ajuste de altura do banco do motorista, ajustes de altura e distância do volante, banco traseiro com encosto bipartido (60/40) e ganchos Isofix para cadeiras infantis.

 

Ford Focus Fastback

 

O pacote Plus do SE, de R$ 2 mil, acrescenta bolsas infláveis laterais dianteiras, bancos revestidos em couro, sensores de estacionamento traseiros, controlador e limitador de velocidade, ar-condicionado automático de duas zonas, comandos no volante para trocas manuais de marcha e rodas diferenciadas.

O Fastback Titanium (R$ 87.900, apenas R$ 1 mil a mais que o hatch equivalente) vem ainda com acabamento e rodas diferenciados, bolsas infláveis do tipo cortina, chave com sensor de presença para acesso e partida, sistema Sync com tela de 8 pol sensível ao toque e navegador, tela de 4,2 pol no quadro de instrumentos, sistema de áudio Sony Premium e comandos de voz para áudio, telefone, navegador e ar-condicionado. Para ele, o pacote Plus (R$ 9 mil, em total de R$ 96.900) adiciona assistente de frenagem automática, faróis de xenônio adaptativos com leds para luz diurna, assistente de estacionamento, retrovisores externos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar com controle elétrico.

Como no hatch, proprietários de modelos 2014 e 2015 terão desconto de 15% na compra do novo Focus, não vinculado à venda do usado, uma forma de compensar a rapidez com que a fábrica redesenhou a terceira geração, lançada há menos de dois anos.

O Best Cars participa do lançamento do novo Focus e traz durante a semana sua avaliação.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação