Ford Figo, mais curto, é o novo Ka sedã para a Índia

Ford Figo conceito 02

 

No mesmo dia em que a Ford brasileira revela o novo Ka sedã como conceito, a subsidiária indiana da empresa apresenta o novo sedã Figo no Salão de Nova Déli. Figo é o nome do Fiesta de geração anterior (que conhecemos como Rocam) em sua versão fabricada na Índia, que será substituída por um modelo muito próximo ao conceito das fotos.

Embora praticamente iguais em desenho, nosso futuro Ka e o Figo diferem na traseira, mais curta no modelo indiano, a ponto de causar a sensação de desproporção ao conjunto. Até as lanternas, que seguem o mesmo estilo, são mais alongadas nas laterais no modelo nacional. A razão dessa diferença é que as regras tributárias na Índia distinguem carros de até quatro metros e maiores, enquanto no Brasil ele deve medir algo entre 4,10 e 4,20 metros de comprimento. O EcoSport, também vendido aos indianos, foi projetado com a mesma dimensão em vista, só que o estepe externo não é considerado no cálculo.

 

 

O Figo tem ainda elementos com leds no para-choque dianteiro, onde o Ka traz faróis de neblina, e rodas diferentes; o volante lá vem no lado direito. A Ford indiana, assim como a brasileira, nada afirma sobre mecânica, mas é provável que o Figo ofereça os mesmos motores do EcoSport de lá: o EcoBoost de 1,0 litro e três cilindros com turbo e 125 cv, o Sigma 1,5 com 112 cv e o TDCi turbodiesel de 1,5 litro e 91 cv.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação