Fiat: Fiorino e Uno Furgão da nova geração do hatch

Fiat Fiorino 01

 

A Fiat lança dois utilitários que preparam terreno para a saída de produção da linha Uno de primeira geração, o Mille, prevista para 31 de dezembro. Na 19ª. edição do Salão Internacional do Transporte (Fenatran), que começa hoje e vai até dia 1/11 em São Paulo, estreiam o novo Uno Furgão, apresentado na edição de 2011 como veículo-conceito, e o novo Fiorino, ambos derivados do Uno de segunda geração.

 

 

Como seus antecessores derivados do 147 e do primeiro Uno, o novo Uno Furgão é o hatchback de três portas sem o banco traseiro e com a seção de carga protegida por grades nos vidros laterais e traseiro (que vêm escurecidos) e na região atrás dos bancos. O acabamento externo e interno é simplificado e há opção entre os motores Fire Evo flexíveis de 1,0 litro (73 cv com gasolina e 75 com álcool) e 1,4 litro (85 e 88 cv, na ordem). Tanto as dimensões quanto a suspensão traseira por eixo de torção repetem as do Uno hatch. O modelo pode transportar até 1.000 litros de volume de carga ou 400 kg de peso.

O Fiorino compartilha a evolução do Uno Furgão, mas adota diferente distância entre eixos e uma seção traseira inédita, que segue o padrão de lanternas elevadas do Uno. A suspensão traseira por eixo rígido, como no modelo substituído, o credencia a transportar mais peso, com capacidade de 650 kg; os pneus são 175/70 R 14 e o motor 1,4 de 85/88 cv é o único oferecido. A Fiat faz em novembro seu lançamento oficial, ocasião em que o preço será divulgado.