Fiat Cronos: detalhes, equipamentos e preços previstos

Cronos Precision

 

Apesar do lançamento adiado para dia 21, o Fiat Cronos está no domínio público. Informações e imagens foram divulgadas na Argentina (é produzido em Córdoba, naquele país), onde algumas publicações brasileiras o dirigiram. Enquanto aguarda sua oportunidade ao volante, o Best Cars traz o que se sabe sobre o novo sedã compactos.

Derivado do Argo, o Cronos mantém seu entre-eixos de 2,52 metros, o que contraria a expectativa: tanto em sedãs anteriores da marca (como Linea e Grand Siena) quanto nos principais concorrentes (caso do Volkswagen Virtus, com 2,65 m), tem sido praxe aumentar essa medida em relação ao hatch para favorecer o espaço para pernas no banco traseiro. Assim, o Cronos cresce apenas na seção posterior, que aumenta 36 cm (para 4,36 metros) e permite capacidade de bagagem de 525 litros (similar à do Virtus, 521).

 

 

As versões Drive e Precision, como no Argo, usam diferentes motores e transmissões. A primeira recebe o Firefly de 1,35 litro, 8 válvulas, potência de 101/109 cv e torque de 13,7/14,2 m.kgf, na ordem gasolina/álcool, com caixa manual ou automatizada monoembreagem GSR-Comfort de cinco marchas. Na Precision, o motor E-Torq de 1,75 litro e 16 válvulas produz 135/139 cv e 18,8/19,3 m.kgf e pode ser combinado à caixa automática de seis marchas, além da manual de cinco. O motor de 1,0 litro do Argo fica de fora, ao menos por enquanto.

 

Cronos Drive

 

Pela prática do mercado, estimamos os preços do Cronos entre R$ 3 mil e R$ 5 mil acima da versão correspondente do Argo. Os principais equipamentos de série e os preços previstos, assim, são os que seguem:

Cronos Drive 1,35 manual (cerca de R$ 59 mil): ajuste de altura do banco do motorista, ar-condicionado, bolsas infláveis frontais, cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes, computador de bordo, controle elétrico de vidros dianteiros e travas, direção com assistência elétrica, fixação Isofix para cadeira infantil, monitor de pressão dos pneus, sistema de áudio Uconnect com tela de toque de 7 pol, travamento com controle remoto, volante com comandos de áudio e telefone.

Opcionais: alarme, banco traseiro bipartido, câmera traseira de manobras, controle elétrico de vidros traseiros, faróis de neblina, retrovisores elétricos com luzes de direção, rodas de alumínio de 15 pol, sensor de estacionamento traseiro.

• Cronos Drive 1,35 GSR (cerca de R$ 64 mil): como o manual, mais apoio de braço para o motorista, assistente de saída em rampa, caixa automatizada com comandos de marchas no volante, controlador de velocidade, controle elétrico de vidros traseiros e retrovisores, controle eletrônico de estabilidade e tração, parada/partida automática de motor.

Opcionais: os mesmos do manual, excluídos os que são itens de série.

 

Cronos Precision

 

• Cronos Precision 1,75 manual (cerca de R$ 66 mil): como no Drive manual, mais alarme, assistente de saída em rampa, banco traseiro bipartido, controle elétrico de vidros traseiros e retrovisores, controle de estabilidade e tração, faróis de neblina, luzes de posição em leds,  parada/partida automática de motor, rodas de alumínio de 16 pol, sensor de estacionamento traseiro.

Opcionais: ar-condicionado automático, bancos de couro, bolsas infláveis laterais, câmera traseira, chave presencial, faróis e limpador de para-brisa automáticos, quadro de instrumentos com tela de 7 pol, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores com rebatimento elétrico, rodas de alumínio de 17 pol.

Cronos Precision 1,75 automático (cerca de R$ 72 mil): como o manual, mais apoio de braço para o motorista, caixa automática com comandos de marchas no volante, controlador de velocidade, volante de couro.

Opcionais: como no manual.

Texto da equipe – Fotos: divulgação