Fiat Argo: os preços, versões, conteúdo e dados técnicos

 

A Fiat divulgou hoje (31) os preços do Argo (veja mais abaixo), seu mais importante lançamento do ano, um hatch pequeno que vem substituir tanto o Palio quanto o Punto. Ele resulta do projeto X6H, do qual derivará um sedã para suceder ao Grand Siena (projeto X6S), e chega com três opções de motores, três de transmissão e três de acabamento, além de uma série limitada de lançamento. Chevrolet Onix, Ford Fiesta, Hyundai HB20 e o futuro VW Polo estão entre os concorrentes diretos.

Foram aplicados três motores já conhecidos na marca: o Firefly de 1,0 litro e três cilindros, com potência de 72/77 cv e torque de 10,4/10,9 m.kgf; o Firefly de 1,35 litro e quatro cilindros, com 101/109 cv e 13,7/14,2 m.kgf; e o E-Torq Evo VIS de 1,75 litro, quatro válvulas por cilindro, 135/139 cv e 18,8/19,3 m.kgf, dotado de variação para o tempo de abertura das válvulas e para o coletor de admissão (valores na ordem gasolina/álcool). O mais potente permite acelerar de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e alcançar velocidade máxima de 192 km/h (álcool). O carro mede 4 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,51 m de altura e 2,52 m entre eixos.

 

 

O motor 1,0 vem apenas na versão Drive com transmissão manual de cinco marchas. O 1,35, aplicado ao mesmo acabamento, pode receber tal caixa ou a automatizada monoembreagem GSR Comfort, também de cinco marchas, a mesma oferecida no Uno e com comando por botões. Por sua vez, o motor 1,75 equipa as versões Precision e HGT, disponíveis com caixa manual e com a automática de seis marchas, inédita em um Fiat desse segmento. A edição limitada Opening Edition Mopar é derivada do HGT automático.

Fabricado em Betim, MG, o Argo dispõe de diversos itens que seus antecessores não ofereceram (alguns opcionais ou vinculados a versões; confira a relação abaixo), como assistente de saída em rampa, chave presencial para acesso e partida do motor, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção com assistência elétrica, parada/partida automática do motor e sistema de áudio com tela sensível ao toque de 7 pol e compatibilidade com Apple Car Play e Android Auto. O compartimento de bagagem acomoda 300 litros. O peso da versão de 1,0 litro é de 1.105 kg, e o da HGT, de 1.243 kg.

 

 

Confira as versões, preços e equipamentos de série do Argo:

Argo Drive 1,0 manual (R$ 46.800) – Ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de três pontos para todos os ocupantes, controle elétrico de vidros dianteiros e travas, direção assistida elétrica, fixação Isofix para cadeira infantil, parada/partida automática do motor, retrovisores com luzes de direção. Opcionais: câmera traseira de manobras com sensores de estacionamento, controle elétrico de vidros traseiros e retrovisores, rádio, sistema de áudio com tela de 7 pol e comandos no volante.

• Argo Drive 1,3 manual (R$ 53.900) – Como o Drive 1,0, mais monitoramento da pressão dos pneus, sistema de áudio com tela tátil de 7 pol e compatível com os sistemas Apple Car Play e Android Auto, tomada USB para os passageiros traseiros, volante com comandos de áudio e telefone. Opcionais: câmera traseira com sensores, controle elétrico de vidros traseiros e retrovisores, faróis de neblina com rodas de alumínio de 15 pol.

Argo Drive 1,3 GSR (R$ 58.900) – Como o Drive manual, mais assistente de saída em rampa, controlador de velocidade, controle elétrico de vidros traseiros e retrovisores, controle eletrônico de estabilidade e tração e transmissão automatizada de cinco marchas com comandos no volante. Opcionais: câmera traseira com sensores, faróis de neblina com rodas de alumínio de 15 pol.

 

 

Argo Precision 1,75 manual (R$ 61.800) – Como o Drive manual, mais alarme antifurto, assistente de saída em rampa, banco traseiro bipartido 60/40, controle elétrico de vidros traseiros e retrovisores, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de neblina, luzes de posição de leds e rodas de alumínio de 15 pol. Opcionais: bancos de couro, bolsas infláveis laterais, câmera traseira com sensores, rodas de alumínio de 16 pol, pacote (ar-condicionado automático, chave presencial, faróis e limpadores automáticos, retrovisor fotocrômico, tela de 7 pol nos instrumentos).

Argo Precision 1,75 AT6 (R$ 67.800) – Como o Precision manual, mais apoio de braço para o motorista, controlador de velocidade, transmissão automática de seis marchas com comandos no volante e volante revestido em couro. Opcionais: como o manual.

Argo HGT 1,75 manual (R$ 64.600) – Como o Precision manual, mais anexos aerodinâmicos, mostrador configurável de 7 pol, rodas de 16 pol com pneus 195/55 e suspensão esportiva. Opcionais: bancos de couro, bolsas infláveis laterais, câmera traseira com sensores, rodas de alumínio de 17 pol, pacote (ar-condicionado automático, chave presencial, faróis e limpadores automáticos, retrovisor fotocrômico).

Argo HGT 1,75 AT6 (R$ 70.600) – Como o HGT manual, mais apoio de braço para o motorista, controlador de velocidade e transmissão automática de seis marchas com comandos no volante. Opcionais: como o manual.

Argo Opening Edition Mopar 1,75 AT6 (preço não disponível) – Como o HGT AT6, mais pacote com três primeiras revisões inclusas, protetor de soleira das portas, rodas de alumínio escurecidas, defletor traseiro, teto e retrovisores externos pintados de preto.

 

Desempenho e consumo

Argo 1,0 Argo 1,3 Argo HGT 1,75
Caixa manual
Velocidade máxima 157/162 km/h 180/184 km/h 190/192 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 14,4/13,4 s 11,8/10,8 s 9,6/9,2 s
Consumo em cidade 14,2/9,9 km/l 12,9/9,2 km/l 11,4/7,8 km/l
Consumo em rodovia 15,1/10,7 km/l 14,3/10,2 km/l 13,3/9,2 km/l
Caixa automatizada ou automática
Velocidade máxima 180/184 km/h 189/191 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,8/10,8 s 11,1/10,4 s
Consumo em cidade 12,7/8,9 km/l 9,9/7,0 km/l
Consumo em rodovia 14,4/10,0 km/l 12,8/9,1 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro

 

Argo Drive

 

Argo HGT

 

Argo Mopar Edition

Texto da equipe – Fotos: divulgação