E-Tron, primeiro Audi SUV elétrico, faz 0-100 em 5,5 s

 

A Audi apresenta seu primeiro carro elétrico para produção em grande volume, o utilitário esporte E-Tron, que repete uma denominação já aplicada a inúmeras versões e carros-conceito da marca (o primeiro elétrico da empresa, o R8 E-Tron, foi feito em pequena série). Para competir com o Tesla Model X e o Mercedes-Benz EQC, a empresa de Ingolstadt desenhou um carro tão parecido com o Q8 que parece uma reestilização dele, embora seja um pouco menor, com 4,90 metros de comprimento, 1,93 m de largura e 1,67 m de altura.

 

 

Chamam atenção por fora os retrovisores “virtuais”, que na verdade usam câmeras. As imagens aparecem em painéis junto às portas. Com dois motores assíncronos e uma bateria de 95 kWh, o E-Tron acelera de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e alcança máxima de 200 km/h, segundo a Audi, que não informou potência e torque. A autonomia fica ao redor de 400 km. O sistema de regeneração de energia está mais eficiente, sendo responsável por até 30% da autonomia do carro em certas condições. A fábrica declara que uma recarga de 80% pode ser feita em meia hora, desde que haja fonte de 150 kW.

 

 

O SUV obtém tração integral e vetorização de torque, por meio da repartição de torque entre os eixos e as rodas de cada eixo. A suspensão admite regulagem de altura de rodagem em até 75 mm. Entre os recursos disponíveis no E-Tron estão assistente de visão noturna, projeção de informações no para-brisa e rodas de 21 pol.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação