DS3 Crossback, SUV com estilo original e versão elétrica

 

A divisão DS do grupo PSA apresenta o DS3 Crossback, um utilitário esporte compacto de linhas originais e com versão elétrica. A novidade aparecerá no Salão de Paris com toques singulares no desenho, como a “barbatana” nas portas traseiras (no mesmo lugar em que aparecem no hatch três-portas DS3), as formas dos faróis de leds, as maçanetas retráteis (destacam-se da carroceria para o acionamento e depois recuam) e a ondulação na parte inferior das portas.

 

 

O interior usa e abusa de losangos nos comandos, na grafia da tela central elevada e na costura de painel, bancos e portas. Uma tela com projeção de informações complementa os instrumentos. O revestimento usa couro Nappa e camurça sintética e o sistema de áudio de 515 watts tem 12 alto-falantes. Entre os auxílios ao motorista, um assistente segue o tráfego adiante a até 180 km/h. A edição limitada La Première marca o lançamento.

 

 

Segundo a DS, o Crossback usa uma nova plataforma, a Common Modular Platform (plataforma modular comum, CMP), sem relação com aquela usada em C3, DS3 e C4 Cactus. O SUV mede 4,12 metros de comprimento e tem rodas de 18 pol. O motor Puretech turbo a gasolina produz 155 cv, com alternativas de 100 e 130 cv (gasolina) ou 100 cv (diesel). A versão elétrica E-Tense, que chega às ruas em um ano, usa motor de 136 cv e 26,5 m.kgf, anuncia autonomia de 450 km (ciclo NEDC) com bom desempenho (0 a 100 em 8,7 segundos) e admite recarga de 80% em meia hora.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação