Dodge Challenger Scat Pack 1320: pronto para arrancar

 

A Dodge lança uma nova versão do Challenger voltada a provas de arrancada, uma vez que o potentíssimo SRT Demon deixou de ser produzido. O Challenger R/T Scat Pack 1320 mantém o motor V8 aspirado de 6,4 litros com 491 cv e torque de 65,6 m.kgf, mas recebe várias alterações para o melhor desempenho quando o sinal verde da pista se abre.

 

 

A caixa automática de oito marchas vem com Trans Brake, recurso que engata a primeira marcha e a ré em simultâneo; o objetivo é elevar a pressão hidráulica sobre o conversor de torque com o carro parado, como se o freio fosse acionado em paralelo ao acelerador. O 1320 tem assistente de largada (para arrancar rápido com menor perda de tração) e Line Lock, o bloqueio de freios dianteiros que permite patinar os pneus traseiros com o carro parado a fim de aquecê-los. Há ainda rodas forjadas de 20 pol com pneus Nexen de arrancada (embora legalizados para uso em rua) e controle de amortecedores com um modo apropriado para acelerar, que transfere mais o peso à traseira.

Com tudo isso, o 1320 pode passar de 0 a 96 km/h em 3,8 segundos e passar pelos 400 m (quarto de milha) em 11,7 s. Esse Challenger vem só o banco do motorista (os outros podem ser aplicados pelo valor simbólico de US$ 1), embora mantenha ar-condicionado automático, central de áudio Uconnect e outras comodidades. E, para quem não sabe, 1320 são os pés (medidas de 305 mm) que cabem em um quarto de milha.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação