Cooper SE: Mini ganha primeira versão elétrica de 184 cv

 

O Mini hatch ganha sua primeira versão elétrica de produção, a Cooper SE. Oferecida de início apenas com três portas, a opção usa motor elétrico de 135 kW (184 cv) com torque de 27,5 m.kgf, tração dianteira e baterias de íon de lítio. O grupo BMW anuncia 0-100 km/h em 7,3 segundos, máxima de 150 km/h, autonomia de 235 a 270 km e recarga de 80% em 2h30min com carregador normal. Em estação de alta corrente, o mesmo percentual é atingido em 35min.

 

 

O SE é reconhecível logo na frente, com grade fechada e logotipo da versão. A tomada de recarga não está ali, mas no para-lama traseiro. A montagem das baterias no assoalho preserva o espaço interno e de bagagem do Mini original. Ele vem com rodas exclusivas de 17 pol e um gerador de som externo que, além de alertar os pedestres para sua aproximação, garante “uma presença acústica na rua que é típica do Mini”, segundo a fábrica. O motorista pode escolher entre dois níveis de regeneração de energia ao desacelerar.

Em 2008 a Mini apresentou a versão elétrica E do hatch, então na segunda geração da fase BMW, que tinha mais potência (204 cv), mas perdia o banco traseiro para acomodar as baterias. O projeto teve pequena série para avaliações nos EUA, na Europa, na China e no Japão; não houve seguimento para produção normal.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação