“Conceito”, novo Ford Ka sedã mostra bom desenho

Ford Ka seda conceito 04

 

Depois de revelar como conceito sua versão hatch, a Ford apresenta hoje à imprensa em São Paulo, SP, o Ka Concept de quatro portas, o sedã da nova geração de seu carro de entrada. Parece que o modelo terá um lançamento tão parcelado quanto foi o do atual EcoSport, que se distribuiu entre janeiro e agosto do ano passado.

 

 

Como se percebe pelas fotos, foi muito bom o trabalho da área de Estilo, que conseguiu dar elegância a um sedã de pequenas dimensões, sempre mais difícil que um médio ou grande. A frente segue a do hatch, com a ampla grade inspirada no da linha Aston Martin e faróis dotados de leds, que certamente serão descartados na versão de produção. Na traseira destacam-se a tampa do porta-malas elevada, com um sutil defletor integrado, e as lanternas com um formato sinuoso na parte interna. O conceito usa rodas de 16 pol com pneus 195/50, medida que não deve ser mantida no carro de série.

Embora sem deixar um interior à vista no carro revelado, a Ford admite que o espaço para passageiros e bagagem no Ka sedã é maior que no Fiesta sedã importado, pois o novo carro busca um segmento inferior, mais interessado em praticidade. O carro usa uma plataforma similar à desse Fiesta e deverá, como o hatch, usar o motor Sigma de 1,5 litro e 16 válvulas. A alternativa por um três-cilindros de 1,0 litro é negada pelo fabricante para o sedã, por seu maior peso. Tanto hatch quanto sedã serão fabricados em Camaçari, BA, e devem chegar ao mercado no meio do ano.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: Paulo de Araújo (evento) e divulgação