BMW M5 e M6 Competition: 575 cv e outras novidades

 

Assim como o sedã, a perua Touring e o hatch Gran Turismo da linha Série 5, o sedã esportivo BMW M5 chega ao modelo 2014 com leves alterações de estilo e no interior, além da estreia do Competition Package (pacote de competição). Na frente o M5 tem nova grade e oferece a opção de faróis de leds, que dispensam lâmpadas; as lanternas traseiras foram modificadas. Por dentro a BMW alterou o desenho do volante e adotou um comando sensível ao toque para algumas funções, como inserir um endereço no navegador. Auxílios ao motorista agora incluem alerta para evasão da faixa de rolamento e aviso sobre pedestres e veículos adiante, identificados por uma câmera no para-brisa.

 

 

Quando dotado do Competition Package, o motor V8 biturbo de 4,4 litros do M5 passa a fornecer 575 cv, ante 560 cv da versão original, o que retira 0,1 segundo do tempo para acelerar de 0 a 100 km/h e 0,2 s da prova de 0 a 200 km/h. Ainda, a suspensão é revista em molas, amortecedores e estabilizadores para um comportamento ainda mais esportivo, além de rebaixar o carro em 10 mm, e o modo esportivo do controle de estabilidade se torna ainda mais permissivo. Freios a disco de carbono-cerâmica estão disponíveis para carros com e sem o pacote. O conjunto Competition pode ser aplicado também ao cupê e ao conversível M6 e ao sedã M6 Gran Coupe, que são recentes e ainda não apresentam alterações visuais.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação