Best Cars adota equipamento de ponta para medições

 

A partir desta edição de aniversário de 20 anos, o Best Cars passa a usar um novo e avançado equipamento de medição para os testes dinâmicos, que nivela o site aos critérios adotados por grandes fabricantes. O Race Capture Pro — fornecido pela FHB Performance, empresa de nosso consultor técnico Felipe Hoffmann — é um equipamento de ponta usado largamente em corridas, que garante precisão nos dados de posição, velocidade e aceleração do carro.

 

 

O Race Capture Pro baseia-se em dados de posicionamento global (GPS), acelerômetros e giroscópios, além de receber dados da porta OBD do veículo, como rotação, pressão de turbo e avanço de ignição. Para efeito comparativo, enquanto uma medição por aplicativo de celular tem taxa de atualização do GPS de 1 Hz e tempo de latência (intervalo de tempo para que o GPS perceba que houve mudança de posição) em muitos casos acima de 2 segundos em manobras bruscas, o Race Capture Pro apresenta taxa de 50 Hz para GPS e tempo de latência reduzido a quase zero.

 

Tela do celular, tablet ou computador mostra dados obtidos, que são configuráveis; a transmissão em tempo real é por rede sem fio ou cabo USB

 

Por se tratar de equipamento com lógica toda aberta, a FHB Performance desenvolveu para a aplicação do Best Cars lógicas que apresentam, em tempo real, dados importantes para os testes como tempos de aceleração e retomada e dados oriundos da porta OBD e de outros sensores. Tudo pode ser mostrado na tela de um telefone celular, tablet ou computador por meio de aplicativo (disponível para Windows, Android e IOS sem custo) e de conexão por rede sem fio ou cabo USB.

Os dados gravados em um cartão Micro SD são então analisados em computador ao fim do teste. Para os testes do Best Cars a FHB Performance fornece gráficos de aceleração e velocidade (entre outros disponíveis) que explicam muito dos resultados obtidos nas medições, como se verifica no comparativo especial entre Audi Q7, Range Rover Vogue e Volvo XC90.

O Race Capture Pro oferece outros recursos úteis para quem corre de carro, profissionalmente ou por diversão em track days. Além de tempo de volta e parciais em tempo real, mostrados na tela, o equipamento pode comparar o tempo da volta atual ao da volta anterior ou da melhor delas, a critério do usuário, além de estimar o tempo da volta a ser concluída se o piloto mantiver o mesmo ritmo da referência.

 

RCP 5

Volta parcial, melhor e diferença da volta anterior, além dos dados de temperatura de motor (coolant) com alerta (em amarelo), borboleta de aceleração (TPS) e mistura ar-combustível (AFR)

 

Pode também atuar como controlador de funções do veículo, pois possui saídas de dados controlados por sua lógica. Como exemplo, pode-se controlar a posição do aerofólio traseiro em função da velocidade do GPS, acionar e desligar o jato de água no resfriador de ar do turbo (conforme a temperatura de admissão do ar) e controlar a pressão do turbo em função da temperatura dos gases de escapamento. É possível ainda colocar um SIM, ou chip de celular, no Race Capture Pro e transmitir todos os dados coletados em tempo real enquanto o veículo está na pista. Assim, o engenheiro de equipe pode usar esses dados durante a corrida para analisar o comportamento do piloto e ler as informações de sensores.

Em outras aplicações, fabricantes de veículos monitoram em tempo real, a partir do escritório de engenharia, carros de testes que podem estar a milhares de quilômetros. Frotistas o usam em caminhões: além da posição, podem obter dados de sensores como o da posição da suspensão, que informa quanto de carga há no veículo naquele momento.

Para mais informações sobre o Race Capture Pro e consultoria em testes veiculares, entre em contato com a FHB Performance pelo sitee-mail, telefone ou Whatsapp: (11) 97650-3890.