Austrália: novo Toyota Corolla 2,0 de 170 cv ou híbrido

 

A Toyota acaba de apresentar o novo Corolla hatch para o mercado australiano, onde ele é o carro mais vendido há cinco anos (picapes à parte, pois hoje a Hilux é a líder). O modelo de cinco portas é o mesmo dos Estados Unidos, do Japão (Corolla Sport) e da Europa (Auris). De linhas ousadas, ele aumentou 4 cm em comprimento (para 4,38 metros) e entre-eixos (2,64 m) e adotou a nova plataforma global TNGA. O sedã continua à venda na atual geração, similar ao brasileiro.

 

 

As versões do hatch são Ascent Sport, SX e ZR, cada uma oferecida com dois motores: de 2,0 litros a gasolina, com injeção direta, 170 cv e torque de 20,4 m.kgf, e híbrido gasolina/eletricidade de 1,8 litro que soma 122 cv. O primeiro pode ter caixa manual de seis marchas, que produz aceleração interina automática nas reduções, ou automática de variação contínua (CVT) que emula 10 marchas e oferece comandos no volante. No Corolla híbrido uma CVT é padrão.

 

 

Novidade é a suspensão traseira multibraço. Entre os recursos estão controlador de distância à frente, frenagem automática, assistentes para se manter na faixa e para comutar faróis, leitura de limite de velocidade, alerta para veículo em ponto cego, projeção elevada de informações, tela central de até 8 pol para áudio, vetorização de torque e bancos que podem combinar couro e camurça sintética.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação