Audi RS4 Avant perde V8, mas fica ainda mais rápida

 

Mais um V8 aspirado se vai. A Audi RS4 Avant, descendente da primeira perua de altíssimo desempenho (a RS2 Avant de 1993), aparece em nova geração no Salão de Frankfurt com motor V6 biturbo de 2,9 litros em nome da eficiência energética. A potência de 450 cv do antigo V8 de 4,2 litros foi mantida, mas o torque passou de 43,8 para robustos 61,2 m.kgf. O resultado foi uma perua bem mais rápida, capaz de 0-100 km/h em 4,1 segundos (antes 4,7 s). A velocidade máxima de 250 km/h sobe para 280 com o pacote RS Dynamic.

 

 

Com 80 kg a menos que a antecessora (agora 1.790 kg), a nova RS4 emite 17% menos CO2. Em vez da caixa de dupla embreagem e sete marchas, ela agora usa uma automática de oito marchas (seguindo a tendência do mercado) com tração integral permanente. Entre as alterações da A4 Avant estão para-lamas alargados em 30 mm, rodas de 19 ou 20 pol, uma nova versão do quadro de instrumentos digital e projeção de informações no para-brisa com detalhes como torque, forças g e pressão de pneus. Como opcionais há freios de cerâmica, controle eletrônico de suspensão, direção dinâmica e numerosas opções de acabamento pela divisão Exclusive.

 

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação