Audi RS Q3 inaugura linha RS para utilitários esporte

 

A Audi lança a primeira versão RS de um utilitário esporte. O modelo escolhido foi o compacto Q3, que vai ao Salão de Genebra, em março, na pele do RS Q3, como previsto pelo conceito do Salão de Pequim de 2012. A exemplo de outros Audis com a sigla RS, como o RS3 e o TT-RS, foi usado no SUV o motor de cinco cilindros em linha e 2,5 litros com turbo, que nesta configuração produz potência de 310 cv (50 cv a menos que no conceito) e torque de 42,8 m.kgf, disponível entre 1.500 e 5.200 rpm. Com tração integral e câmbio S-Tronic de dupla embreagem e seis marchas, o RS Q3 acelera de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e alcança a máxima de 250 km/h, quando atua o limitador eletrônico.

 

 

As vendas para o Brasil começam no primeiro trimestre de 2014, quando a linha RS passa a contar com oito modelos, incluindo a perua RS6 Avant (que chega em outubro), o RS5 Cabriolet e o RS7 Sportback, que também desembarcam no primeiro trimestre de 2014.

O RS Q3 conta com o sistema Audi Drive Select com os modos Auto, Comfort e Dynamic, que afetam o controle de válvulas do sistema de escapamento (para alterar o nível de ruído) e a curva de atuação do acelerador, entre outros parâmetros. A parada/partida automática do motor contribui para o consumo moderado, com média cidade/estrada de 11,4 km/l. O SUV tem ainda assistente para aceleração rápida, freios a disco ventilados (perfurados nas rodas dianteiras), controle eletrônico de estabilidade com modo esportivo e desativação total, rodas de 19 ou 20 pol e alterações visuais externas e internas.

 

 

O conteúdo de série abrange bancos esportivos revestidos em couro e camurça sintética (Alcantara), sistema de áudio com 10 alto-falantes e faróis de xenônio. As opções passam por navegador MMI Plus, áudio Bose com 14 alto-falantes e até 465 watts, conexão à internet e sistemas de assistência ao motorista.

 

Fotos: divulgação