Audi A8: suspensão ativa elétrica e direção nas quatro

 

O novo Audi A8 traz sistema ativo de suspensão, revelou o fabricante, que tem mostrado o sedã de topo por partes (a apresentação é dia 11/7). O sistema é baseado em motores elétricos, um para cada roda, ligados a um sistema elétrico de 48 volts. Uma câmera frontal detecta as condições do terreno adiante, 18 vezes por segundo, e ajusta a suspensão previamente de modo a “virtualmente eliminar por inteiro qualquer vibração ou solavanco”, de acordo com a Audi.

 

 

O A8 terá também rodas traseiras esterçantes, que contribuem tanto para um diâmetro de giro menor que o do A4 (quando esterçam na direção oposta às dianteiras) quanto para estabilidade desse eixo (ao esterçarem na mesma direção das dianteiras). Outra novidade é um monitoramento em 360 graus para risco de colisão: se um veículo estiver prestes a bater na lateral do A8 a mais de 25 km/h, a suspensão se eleva em até 80 mm em meio segundo para aumentar a proteção. Com essa medida, a carga do impacto aos ocupantes cai pela metade, afirma o fabricante.

 

Texto da equipe – Fotos: divulgação