Alfa Romeo 4C de produção vem leve, rápido e atraente

 

A Alfa Romeo antecipou as primeiras fotos do 4C, o carro esporte compacto de dois lugares que ela apresenta no mês que vem no Salão de Genebra, na Suíça. Bastante próximo em estilo do carro-conceito mostrado em 2011 no mesmo evento e com evidente inspiração no 8C Competizione, o 4C de produção traz um pacote sofisticado que inclui motor central-traseiro, tração posterior e monobloco de fibra de carbono para obter um baixíssimo peso para os padrões atuais. A relação peso-potência anunciada, de menos de 4 kg/cv, faz esperar algo como 950 kg a partir das informações do motor, um turbo de 1,8 litro com injeção direta e cerca de 240 cv.

 

 

Assim, embora tenha menos potência que um Audi TT-S (272 cv), o 4C pode acelerar quase tão rápido quanto o TT-RS de 340 cv: de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, ante 4,3 s do Audi, ambos com máxima limitada a 250 km/h. O câmbio será o TCT, automatizado de dupla embreagem, e o sistema DNA de ajuste de configurações do carro (como no Fiat Punto TJet brasileiro) incluirá um quarto modo de uso, o Race, para rodagem em circuito. A aerodinâmica foi estudada para obter sustentação negativa. A Alfa declara ainda que o 4C mede 4 metros de comprimento, 2 m de largura (proporções essas bastante incomuns), apenas 1,18 m de altura e menos de 2,40 m de entre-eixos.

O pequeno italiano será produzido na fábrica da Maserati, em Modena. Para 2014 a Alfa promete uma versão de competição, a Racing, e sua equivalente para uso em rua, a Stradale, com 270 cv, assim como um conversível. E, caso ainda se possa acreditar depois de uma década de adiamentos, os italianos prometem voltar com o 4C a vender carros nos Estados Unidos.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação