Acura RLX inova em esterçamento das rodas traseiras

 

A divisão de luxo Acura da Honda, que tem estreia marcada para 2015 no Brasil, revela no Salão de Los Angeles um novo sedã grande de luxo, o topo de linha RLX, da mesma classe de Audi A6, BMW Série 5, Lexus GS e Mercedes-Benz Classe E. De linhas elegantes, embora sem grande identidade (lembram outros modelos da categoria, com vários elementos de desenho típicos da BMW), o sedã traz refinamentos como duas telas de LCD no painel — uma de 8 pol para navegação, outra de 7 pol para várias funções —, ar-condicionado com três zonas de ajuste e regulagem elétrica do volante.

 

 

O motor inicial do RLX é o conhecido V6 de 3,5 litros do grupo, que nessa configuração com injeção direta fornece potência de 310 cv e torque de 37,5 m.kgf, usando câmbio automático de seis marchas como padrão. No fim do próximo ano surge uma versão de 370 cv dotada do sistema Sport Hybrid Super Handling All-Wheel Drive de tração integral.

Novidade é o sistema Precision All-Wheel Steer, o primeiro no mundo que esterça as rodas traseiras de forma independente conforme a condição de uso, para melhorar o comportamento dinâmico ou facilitar manobras (sistemas similares usados até então trabalhavam com igual esterçamento em ambas as rodas). Outros recursos do Acura são controlador de velocidade e da distância do tráfego à frente, detector de iminência de colisão e navegação com informações de trânsito em tempo real.

 

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação