Grade, logotipo no capô, molduras laterais: o EcoSport 2011 (acima o Freestyle) recebia
leves alterações visuais para se manter no mercado até a chegada da nova geração
“Não dá status, mas aguenta serviço”
O EcoSport tem uma característica que muitos desejam; é um carro alto. Outros pontos elogiados pelos proprietários que participaram do Teste do Leitor do Best Cars são o desempenho (sobretudo com motor 2,0-litros), o custo de manutenção básica e os itens de conveniência.
“A manutenção é barata e não é de quebrar: rodei até os 87.000 quilômetros fazendo praticamente só manutenção de rotina”, conta um leitor
Francisco Hélio Dantas Júnior, de Maceió, AL, tem um EcoSport XLT 2,0 16V automático 2011 e elogia seu carro: “É uma boa compra! Confortável e sem frescura. Não dá status, mas aguenta serviço! Rodo 2.500 quilômetros por mês, usando motor e câmbio no limite por todo tipo de estrada e, até agora, sem problemas. Além disso, o carro tem um desenho agradável, boa posição de dirigir, bom desempenho na cidade e excelente na estrada, seguro e manutenção baratos e um bom computador de bordo, além do sistema de áudio com viva-voz”.
Daniel S. Telles roda por Curitiba, PR, a bordo de um EcoSport XLS 1,6 2008 e destaca seus pontos positivos: “A posição de dirigir elevada é cativante (embora eu sinta falta de um apoio para o pé esquerdo). O câmbio é de engate suave e preciso, com o pedal da embreagem sendo um dos mais leves. Facilidade para manobrar em vagas apertadas. O sistema My Connection da Ford é ótimo, fácil de usar e muito prático, tanto com o Bluetooth quanto com o Ipod. Manutenção mecânica com valores baixos (fora da concessionária, é claro). O painel, apesar de simples, tem aparência agradável e leitura fácil”.
Computador de bordo e chave do tipo canivete vinham no Freestyle, mas o câmbio
automático estava restrito às versões XLS e XLT; a garantia passava a três anos
Outros elogios partem de Alcemar Sutello Júnior, de Canoas, RS, dono de um EcoSport 1,6 de versão não informada: “O carro é muito bom. Econômico, chega a fazer 14 km/l entre cidade e rodovia. Tem boa dirigibilidade, pois se fica acima dos demais carros, permitindo que se antecipe a algumas situações do trânsito. A manutenção é barata e não é de quebrar. Comprei-a zero-quilômetro e rodei até os 87.000 quilômetros fazendo apenas a troca das hastes da barras axiais da direção. No mais, foi só manutenção de rotina. Eu só tive alegrias com o carro, recomendo. O preço de revenda não é dos piores e tem boa aceitação na hora da troca”.
O EcoSport, porém, também exibe seus pontos fracos, como consumo e acabamento, que evoluiu mas ainda não se demonstrou satisfatório. O citado Daniel Telles observa: “Consumo elevadíssimo e desempenho medíocre, revelando a clara inadequação do motor 1.6 ao peso do carro. Com o ar-condicionado ligado, parece carro 1.0! Nunca consegui passar de 5 km/l de álcool ou de 6 km/l de gasolina na cidade. Acabamento de péssima qualidade, digno de carros populares, com rebarbas de plásticos até mesmo no volante! Bancos com tecido áspero. Péssimo isolamento acústico interno. A suspensão é frágil e extremamente barulhenta! Múltiplos ruídos nas portas e no console. A tampa do porta-malas tem abertura pouco prática e é pesada para fechar. Freios parecem fracos. Instabilidade acima de 120 km/h. O ar-condicionado parece fraco em dias mais quentes”.
Outras reclamações são as de Oziel Luiz de Lima, de Cabo de Santo Agostinho, PE, dono de um XLT 1,6 2008: “O consumo é ruim, a suspensão é muito dura”. Mauro Gomes da Silva tem um XLT 2,0 16V automático 2008 e também não está satisfeito: “Acabamento fraco, com rebarbas e muito plástico. O câmbio automático fica ‘bobo’ em algumas circunstâncias e não consegue identificar a marcha ideal. Falta abertura interna da tampa do reservatório de combustível”.
A versão 4WD acompanhava as renovações para 2011 e oferecia couro em dois tons
Existem alguns defeitos apresentados pelo EcoSport que merecem destaque, como problemas nos módulos do controle elétrico de vidros e do alarme, infiltração de água nas portas, ruídos internos diversos (em que pese as melhorias feitas no acabamento desde o modelo 2008), problemas na boia e na bomba de combustível, ruídos e estalos nas suspensões, estes com frequência.
No Teste do Leitor, 60,3% dos donos de EcoSport entre 2008 e 2012 declaram-se muito satisfeitos com o carro. Embora não seja tenhamos feito Guias de Compra com concorrentes diretos, servem como referência os índices obtidos por hatches médios, que têm faixa de preço semelhante: entre os 62,8% do Chevrolet Vectra e os 90,9% do Hyundai I30 de primeira geração. Portanto, o utilitário esporte ficou abaixo dos padrões do mercado. Quanto à rede de concessionárias Ford, obteve a mesma aprovação de apenas 26,4% dos proprietários, o que a deixaria em último lugar se o EcoSport fosse inserido entre os hatches (cujos índices variaram de 31,8% para o Hyundai até 58% para o Nissan Tiida).
Defeitos e limitações à parte, o EcoSport é uma interessante opção para quem deseja um carro com ampla visibilidade do trânsito, capaz de transitar em caminhos pouco mais complicados com relativo conforto, e não necessita de muito espaço pra bagagem, com a vantagem da manutenção barata e da facilidade de revenda.
Veja opiniões dos donos | Opine sobre seu carro |
Custos de manutenção
Concessionária | Mercado paralelo | |
Disco de freio (par) | R$ 315 | R$ 150 |
Pastilhas de freio dianteiras (par) | R$ 260 | R$ 65 |
Amortecedores (jogo de 4) | R$ 775 | R$ 770 |
Pneus (Pirelli Scorpion ATR, 205/65 R 15, cada) | R$ 475 | |
Para-lama dianteiro (cada) | R$ 525 | R$ 175 |
Para-choque dianteiro | R$ 1.145 | R$ 360 |
Farol (cada) | R$ 635 | R$ 235 |
Mão de obra (hora) | ND | – |
Preços médios para EcoSport XLS 1,6 2010 obtidos pelo Sistema Audatex (concessionária) e lojas de autopeças, em pesquisa em agosto de 2013; não envolvem instalação e pintura quando cabível; ND= não disponível |
Cotações de seguro
Custo médio | Franquia média | |
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Alto risco | R$ 11.025 | R$ 2.885 |
Médio risco | R$ 2.130 | R$ 2.650 |
Baixo risco | R$ 1.050 | R$ 2.455 |
|
||
Alto risco | R$ 11.675 | R$ 2.885 |
Médio risco | R$ 2.230 | R$ 2.650 |
Baixo risco | R$ 1.090 | R$ 2.455 |
Custos médios obtidos em pesquisa da Depto Corretora de Seguros em ago/13; conheça os perfis |
Satisfação dos proprietários
Com o carro | Com as concessionárias | |
Muito satisfeitos | 60,3% | 26,4% |
Parcialmente satisfeitos | 27,6% | 43,4% |
Insatisfeitos | 12,1% | 9,4% |
Não utilizam | – | 20,8% |
Estatística obtida no Teste do Leitor com 53 proprietários até ago/13 |
Compare as versões
Versão | Faixa de preço | Anos-modelo disponíveis |
EcoSport XL 1,6 Flex | R$ 29.495 a R$ 41.100 | 2008 a 2012 |
EcoSport XLS 1,6 Flex | R$ 30.555 a R$ 42.100 | 2008 a 2012 |
EcoSport XLT 1,6 Flex | R$ 32.620 a R$ 42.825 | 2008 a 2012 |
EcoSport XLT 1,6 Freestyle Flex | R$ 32.495 a R$ 43.215 | 2008 a 2012 |
EcoSport XLS 2,0 16V automático* | R$ 32.860 a R$ 44.000 | 2008 a 2012 |
EcoSport XLT 2,0* | R$ 33.645 a R$ 43.835 | 2008 a 2012 |
EcoSport XLT 2,0 automático* | R$ 34.120 a R$ 45.260 | 2008 a 2012 |
EcoSport XLT 2,0 16V Freestyle* | R$ 35.695 a R$ 48.215 | 2009 a 2012 |
EcoSport 4WD 2,0 16V* | R$ 34.255 a R$ 47.920 | 2008 a 2012 |
Preços fornecidos pela FIPE e válidos para ago/13; *Flex de 2010 em diante | ||
Versão | Comb. | Potência | Torque (m.kgf) | Vel. máxima | 0 a 100 km/h | Cons. cidade | Cons. rodovia |
Motor 1,6 Flex, câmbio manual | gas. | 105 cv | 14,9 | 162 km/h | 13,6 s | 9,8 km/l | 15,1 km/l |
álc. | 111 cv | 15,8 | 167 km/h | 13,1 s | 7,9 km/l | 12,1 km/l | |
Motor 2,0 16V, manual | gas. | 143 cv | 19,2 | 180 km/h | 10,3 s | 11,1 km/l | 13,7 km/l |
Motor 2,0 16V, automático | gas. | 138 cv | 18,4 | ND | 12,9 s | ND | ND |
Motor 2,0 16V Flex, manual | gas. | 141 cv | 19,1 | ND | 10,1 s | 10,5 km/l | 13,3 km/l |
álc. | 145 cv | 19,5 | ND | 9,9 s | 7 km/l | 9,2 km/l | |
Motor 2,0 16V Flex, automático | gas. | 141 cv | 19,1 | ND | 12,7 s | 9,6 km/l | 13 km/l |
álc. | 145 cv | 19,5 | ND | 12,5 s | 6,5 km/l | 8,8 km/l | |
Motor 2,0 16V, manual, 4WD | gas. | 143 cv | 19,2 | 180 km/h | 10,7 s | 9,6 km/l | 12,9 km/l |
Motor 2,0 16V Flex, manual, 4WD | gas. | 141 cv | 19,1 | ND | ND | 9,7 km/l | 13 km/l |
álc. | 145 cv | 19,5 | ND | ND | 6,5 km/l | 8,5 km/l | |
Dados do fabricante. ND = não disponível |