Nasce um novo Best Cars

Às vésperas de comemorar 15 anos, o site estreia uma completa reformulação e agrega facilidades de uso

 

“O Best Cars é bem redigido, confiável, fácil de navegar, mas vocês poderiam modernizar o visual”: variações dessa frase foram lidas e ouvidas com alguma frequência nos últimos tempos, sobretudo por ocasião da pesquisa de opinião que fizemos com os leitores em maio. Isso mostrava que nosso site merecia passar por uma abrangente reformulação.

Nos últimos três meses, eu e o colaborador Kleber Nogueira — publicitário por formação, colunista como atividade no site, mas com valioso conhecimento acerca de diagramação de web sites — trabalhamos firme com esse objetivo: dar ao Best Cars a aparência moderna e elaborada que ele merece como pioneiro no ramo de informação sobre automóveis na internet — quase 15 anos, a serem completados em outubro. E não só atualizar seu aspecto, mas também aplicar soluções que tornassem mais fácil e prazerosa a navegação.

O resultado desse trabalho você pode conferir agora, em uma edição especial com interessantes conteúdos — um comparativo e um artigo de história, ambos sobre modelos esportivos. Embora sua primeira impressão ao abrir o site valha mais que mil palavras, gostaria de chamar atenção para alguns pontos de aprimoramento nessa nova geração — de verdade — do Best Cars.

• Menu superior. Desde 1999 o site mantinha um menu vertical no lado esquerdo da página principal e das seções, tendo de abrir mão dele nas páginas de conteúdos por questão de espaço. Agora temos um menu superior fixo com quatro itens — Informe-se, Divirta-se, Participe e Escreva-nos — que abrangem todas as seções e serviços. De fácil navegação, o menu ocupa pouco espaço e por isso está em todas as páginas do novo conteúdo.

• Navegação estrutural. Conhecida em inglês como breadcrumb navigation, ou navegação por migalhas de pão, essa novidade informa em uma linha acima do conteúdo o caminho da página principal até o artigo apresentado. Se você escolher uma matéria ao entrar no site ou chegar a ela via fonte externa — como um buscador ou um atalho em outro site —, saberá de imediato a que seção ela pertence e como ver conteúdos semelhantes. No caso de artigos longos, com mais de uma página, as páginas subsequentes trazem um atalho rápido para voltar à primeira.

• Nuvem de assuntos mais frequentes. As tags, como são mais conhecidas, aparecem ao fim de cada artigo para mostrar que assuntos são os mais relevantes no conteúdo apresentado. Ao clicar nelas você encontra outros artigos com a mesma tag. O uso dessa inserção permite que nosso menu à direita dos conteúdos (e na parte inferior da página principal) traga o que se chama de nuvem, na qual os assuntos aparecem com fonte tão maior quanto mais frequente for sua citação nas matérias. Trata-se de uma maneira simples de encontrar conteúdos, tendo como ponto de partida a marca ou o modelo de seu interesse ou o tipo de matéria de sua preferência.

 

O menu superior fixo, com quatro itens que abrangem todas as seções e serviços, ocupa pouco espaço e por isso está em todas as páginas do novo conteúdo

 

• Sistema de busca interna. No site anterior usávamos um sistema fornecido pela Google que, apesar de eficiente, apresentava limitações como a exibição frequente de conteúdos muito antigos entre os principais resultados. Isso acabou: no novo site, a busca interna prioriza os resultados mais recentes e ainda apresenta fotos maiores para facilitar a escolha.

• Navegação interna nos artigos. Se uma matéria tiver várias páginas, como é comum em comparativos e nas grandes histórias da seção Carros do Passado, ao fim de cada uma delas você encontrará botões para acesso a duas páginas à frente, duas atrás e as extremas (primeira e última). Isso torna simples, por exemplo, passar direto à última página para visualizar a ficha técnica.

• Avaliações e comparativos. Com o novo visual chega uma revisão dos quadros publicados nas avaliações completas e comparativos. São vários itens adicionais na relação de equipamentos de série e opcionais, para refletir o que compõe os carros atuais, e dois quesitos a mais — Direção e Visibilidade — no quadro de notas dos comparativos. A diagramação das fichas técnicas passa a seguir nas avaliações simples o mesmo padrão de colunas dos comparativos.

• Fotos maiores. Com a popularização de monitores de vídeo com maior resolução e de conexões rápidas à internet, há crescente interesse em fotos de tamanho maior, que permitem ver mais detalhes nos carros apresentados. No novo Best Cars as fotos ampliadas (que você vê ao clicar nas fotos inseridas nas matérias) ganharam 35% em comprimento e altura na maior parte dos conteúdos. E mesmo que você use uma resolução de vídeo mais baixa, elas aparecem sempre em tamanho adequado em sua tela, o que dispensa o uso de barras de rolagem.

• Navegação pelas fotos. Visualizar várias fotos ampliadas ficou muito mais prático: ao ampliar qualquer uma delas, você ganha acesso às demais — anteriores e subsequentes — da mesma página por meio de botões em forma de setas e pelas teclas de direção de seu teclado, sem precisar voltar à matéria ou dar mais cliques de mouse. Quando não quiser mais ver fotos, basta fechar a janela de ampliação clicando no botão “X” ou na área escura ao redor das imagens.

• Classificados. A nova seção permite inserir e ver anúncios de carros, motos, peças e acessórios, revistas e manuais, entre outros itens. Tanto a inserção quanto a visualização do anúncio (que pode incluir fotos) são inteiramente gratuitas, assim como nada é cobrado de quem vende o produto.

Ao lado de todos esses aprimoramentos, fizemos questão de manter aquilo que você mais aprecia no Best Cars: linha editorial independente, profundidade de conteúdo com linguagem acessível, rigor quanto à precisão das informações, atenção aos carros do passado. Abrimos mão de algumas seções, de baixa audiência e indicadas como menos interessantes pelos participantes da pesquisa, mas temos certeza de que sua ausência será compensada pelo tempo adicional de que a equipe agora dispõe para os assuntos de maior interesse da maioria.

Colocar tudo isso em funcionamento deu um grande trabalho, que consumiu dias (e parte das noites…) de empenho para não acarretar prejuízo às atividades normais do site. Espero que você goste, mas convido que opine — no espaço de comentários abaixo ou escrevendo-me diretamente — também sobre o que possa não ter ficado de seu gosto.

P.S.: Quase 100 comentários nos dois primeiros dias desde o lançamento permitiram saber, em grande parte, quais os pontos que precisarão de aperfeiçoamento para deixar o novo site como os leitores gostariam de ver. Estamos trabalhando neles. O primeiro resultado pode ser conferido em Carros do Passado, mas em breve teremos mais novidades. Obrigado a todos que, de uma maneira ou outra, manifestaram sua opinião. (Atualizado em 1/8)