O bom, agradável e caro Honda Civic Touring

De Carro por Aí - Nasser

Versão de topo soma estilo, facilidades e bom desempenho, mas preço é difícil de justificar

 

Topo das versões da nova geração do Honda Civic é dita Touring. Nome sem expressão ao não indicar o significado europeu ligado a viagens, e repete tratamento oferecido a station wagon. É um pacote decorativo e de facilidades eletrônicas agregado em torno do motor turboalimentado de quatro cilindros, 1,5 litro de cilindrada, injeção direta, produzindo 173 cv e 22,4 m.kgf de torque. Faz parte da atual moda mecânica de usar motores com menores dimensões e peso, facilitando criar veículos com capôs menores e habitáculos mais espaçosos. Não é o caso do atual Civic, projetado para utilizar motor de 2,0 litros, mas a valer o caminho influenciará a próxima geração.

Honda Civic TouringA soma de eletrônica, injeção direta e turbo subverte a ordem secular do ganho de torque atrelado à potência. No caso o motorista descobrirá ser a potência, os imaginados cavalos, coisa etérea. Para acelerar vale o torque, medida de engenharia, sem charme, porém positiva, perceptível pelas respostas ao acelerador. Outro ganho, o turbo, sempre visto como adicional esportivo, pró-potência, sempre marcado por um período em branco e respostas sem suavidade, mudou de função. O hiato, dito gap, entre ser demandado em baixas rotações e a resposta, reduziu-se enormemente. Há, mas de presença quase sutil. No geral, funciona muito bem.

Décima geração
Produto marcante pela melhor administração de espaços e bom projeto de estilo. Chama atenções, em especial pela traseira com lanternas em forma de acento circunflexo. E dentro tem instrumentação e comandos racionais, com tela programável para várias funções. Interior agradável na versão de topo, com mescla entre plástico emborrachado e material sintético que simula couro. Agradável ao motorista com banco de ajustes facilitados por motores elétricos, demais usuários têm transporte agradável – exceto ao passageiro central do banco traseiro —, cintos de três pontos e apoio de cabeça aos três usuários.

Facilidades eletrônicas como o freio de estacionamento; a pequena câmera no espelho retrovisor direito facilita mudar de faixa com segurança. Na versão, câmera de ré. Luzes em leds muito auxiliam muito conduzir no escuro. Nos serviços eletrônicos as tomadas 12V, USB e HDMI foram colocadas em local de acesso acrobático, exigindo mãos de mágico para utilizá-las. Falha gritante, tornando-se difícil imaginar sua aprovação ao passar de projeto a produto.

Andando
Honda Civic Touring 03Condução agradável, tipo opcional. Pode-se escolher o modo Eco, para redução de consumo, ideal às baixas médias horárias urbanas. Motor, construção em alumínio, atracado a caixa de transmissão de polias continuamente variáveis, contendo 7 marchas virtuais. Pelo sistema consegue-se ter melhor arrancada, mais velocidade máxima e uma operação econômica, governada pelo abundante torque.

Direção com assistência elétrica, freios a disco nas quatro rodas, rodas de 17 polegadas, e pacote de segurança, bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina, freios ABS com EBD, controle de tração e estabilidade, sistema de vetorização de torque e Isofix para fixação de assentos infantis, em todas as versões.

Demanda atual, para alguns superando a mecânica no quesito importância, há bastante conectividade: central multimídia interagindo com smartphones por meio do Apple Car Play e do Android Auto; telefonia, reprodução de mídias em streaming; aptidão ao uso de aplicativos do aparelho e do próprio sistema, navegador com GPS apto a informações de trânsito e o buscador do Google.

Preço, R$ 124.900. Sem opcionais.

 

 

O mito
Honda e Toyota conseguiram construir o mito da resistência e da falta de problemas, tipo lenda urbana, com estórias enfatizando tais dotes, e isto dá-lhes coragem para impor preços desarrazoados — um plus, um delta, um algo mais por serem Honda ou Toyota. Na prática donos de Mitsubishi, Subaru e Suzuki poderão entrar nesta canoa porquanto a qualidade japonesa é consequência, um projeto de sobrevivência ter qualidade para conquistar o mercado norte-americano e, a partir deste, o mundo.

Não vejo razão para, dentre o segmento utilizando motores com configuração assemelhada, o Honda Civic com motor 1,5 e 173 cv, custar em torno de 50% a mais ante um Citroën C4 Lounge (a partir de R$ 70 mil), com motor 1,6 e potência idêntica; e discrepâncias assemelhadas sobre o VW Jetta 1,4 (R$ 94 mil) e Chevrolet Cruze 1,4 (R$ 101.190, LTZ).

Ao comprador de automóvel com tal valor o mito da resistência e falta de problemas parece ociosidade, pois todos os carros novos têm ótima qualidade e, pensando no usuário, este o utilizará por um ou dois anos, período no qual nenhum destes exemplares terá problemas.

 

Roda a Roda

Futuro – Mercedes-Benz acordou com a Hermes, empresa alemã de logística, substituir os veículos diesel por modelos elétricos Vito e Sprinter em trabalho nas cidades de Hamburgo e Stuttgart. Começa em 2018 e até 2020 projeto é ter 1.500 unidades em operação.

Mais um – Jeep deve apresentar no Salão de Xangai, dia 19, novo modelo híbrido plug-in – com recarregador externo – ou conjugação endotérmico/elétrico.

DS 7 Crossback 01De volta – Qualquer fabricante de veículos sem vendas nos maiores mercados do mundo, China e EUA, arrisca o futuro. Isto instigou italiana Fiat a inesperada assunção da norte-americana Chrysler. E decidiu a volta tática PSA ao mercado dos EUA – de lá saiu, como Peugeot, cabeça baixa, há 26 anos.

Prazo – Projeto, coisa séria com criação de empresa, a PSA North América, Larry Dominique, engenheiro, 54, ex-GM e ex-Nissan (liderou o desenvolvimento da picape Titan) para Vice-Presidência. Inicia com locação de veículos entre viajantes. Prevê criar base, divulgação e confiança para exportações da marca daqui a 10 anos.

Projeto – Não é ato isolado, mas do grande projeto salvador da PSA. Mercado prevê passo inicial como recém-lançado DS7 (foto) como carros em projeto especial para locação.

Assunto – Quer temas para mostrar intimidade com a indústria e fazer rolar papo interminável? Volkswagen fará picape sobre a plataforma MQB, a do Golf, Jetta e Audi, com medidas superiores às da Saveiro, dentro da nova família Polo? Presidente da empresa negou, mas imprensa insiste.

Mais – Outra, sobre a plataforma recém- desenvolvida pela Fiat para o Projeto 6X — hatch e sedã —, FCA fará pequeno jipe, como um novo Fiat Panda? Empresa negou, mas especulação de colunas ditas especializadas corre solta.

Início – Projeto 6X se subdivide em 6XH, hatch, substituto de Bravo, Punto e versões superiores do Palio, a ser produzido em Betim, MG, lançado em junho, e 6XS, sedã para o lugar de Grand Siena e Linea, e construção na Argentina, 2018.

Questão – Empresas aplicam recursos na formação de áreas de comunicação com públicos interno e externo. São a interface para falar com jornalistas e sanar suas dúvidas. A HPE, fabricante dos Mitsubishi, em Catalão, GO, tem área destas.

Descrédito – Semana passada Coluna indagou-a a respeito de cortes de pessoal. Respondeu dizendo ter havido e, a partir de 31 de março, apenas desmobilizações pontuais. Consultei fonte externa: naquele mesmo dia da resposta, empresa demitira percentual sensível da engenharia e experimentação. Fonte autora de informações inexatas vai para o freezer.

Acordo – PSA e petroleira Total renovaram acordo de parceria. Peugeots, Citroëns e DSs terão primeiro abastecimento e recomendação de troca com a marca. Entra, também, no co-patrocínio da equipe de ralis e corridas.

Vizinho – Petroleira será patrocinadora oficial da Copa Total Argentina, principal torneio de futebol, e contratou Juan Maria Traverso, o Flaco, campeão de automobilismo argentino. Dirigirá Peugeot 408 com produtos Total pelo país e fará palestras sobre segurança ao dirigir. Na Argentina dirige-se tão perigosamente quando no Brasil.

Motor V20Jogo duro – FPT Industrial, marca FCA a veículos e motores de trabalho, lançou motor diesel V8, 20.000 cm³, fazendo 910 cv a 1.800 rpm e torque de 410 m.kgf a 1.500 rpm. Mais compacto, leve e econômico ante os V12 usualmente aplicados como geradores, motores para locomotivas, tratores, geradores, barcos.

Exportações – Volkswagen mantém-se como maior exportadora de veículos na história do país, superando 3,5 milhões de vendas ao exterior. Exercício passado aumentou envios em 102%, produto da visão de David Powels, atual presidente, focando no exterior para comensar o estreitamento do mercado interno.

Negócio – Marca mudou a operacionalidade, conquistando junto à matriz primazia para vendas continentais, criando Vice-Presidência, enfocando cada um dos 28 países vizinhos. Em 2017 as vendas externas da marca correspondem a 1/3 de toda a indústria. Líderes Gol, Up, Voyage e Saveiro.

Vitrine – 30 anos do Programa Volvo de Segurança no Trânsito, PVST, maior vitrine institucional da marca de caminhões. Criado pelo jornalista J. Pedro Corrêa, ainda seu consultor, mobilizou sociedade e governo, obteve conquistas. É a ação mais duradoura de mobilização da sociedade e conseguiu mudar a óptica oficial, então tratando desastres como acidentes. Curioso a bancada federal, senadores e deputados pelo Paraná, onde programa começou, não a tenha endossado, tornando-se a bancada da segurança no trânsito.

Pinin – Evolução de entendimentos e serviços, a Pininfarina, antes conhecida pelas linhas de automóveis, aplicará seu talento para fazer versão do barco brasileiro Schaefer 510. Antes o estúdio já havia produzido interiores para outros modelos. Partido do projeto é esportividade e elegância.

Foguete – Para anotar como piloto de futuro. Aos 16, competindo em Kart Amador, Alberto César Otazu fez Pole Position, volta mais rápida e venceu prova do Campeonato Clickspeed, e ganhou como prêmio estrear em Fórmula Vee. Carro atrapalhou, com defeitos, mas o importante apareceu: chamou atenções para a carreira densa em construção, sinalizando ter lugar no futuro.

Tecnologia – Um dos setores com tecnologia de ponta mais aguda Fórmula 1 adota peças feitas em impressoras 3D. McLaren Honda adotou suporte para linha hidráulica, carregador flexível do rádio, dutos de refrigeração dos freios em fibra de carbono, aba da asa traseira. Rapidez para desenvolvimento e construção.

Antigos – Quarta edição do Encontro Nacional Alfa Romeo em Caxambu, MG, sugere ser o de maior relevo: a três meses do evento, feriado de Corpus Christi, 15 a 18 de junho, número de inscritos dobrou relativamente à 2a reunião. Tens Alfa? Gostas da marca? Quer um encontro de camaradagem a custos extremamente contidos? É este.

Gente – Barbara Bono, carioca, publicitária, adequação. Do Laboratório de Conteúdo e Criação na FCA (Fiat), Betim, transferida a comunicação social, cuidar da mídia digital. Piso instável. Fabricantes de veículos tentam conviver com a onda que enfrentam, a grosso modo separando os jornalistas entendidos em automóveis e os da mídia digital. / Rubens Ometto, empresário, presidente do Grupo Cosan, associado à Shell, homenagem. Prêmio LIDE 2017 pelo conjunto da obra. Amplo leque de setores, mais de 30 mil empregados, lucro superior a 1 bilhão em 2016.

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A coluna expressa as opiniões do colunista e não as do Best Cars