Autogiro – colunas anteriores

Por Luís Perez

 Importados e “carroças” marcaram a Era Collor, que começava há 15 anos

 Instrutores afirmam que só 5% dos motoristas praticam de fato a direção defensiva

 Corte de custos dilapidou o conceito de nacionalidade de marca e modelo

 Fabricantes se esforçam para que as novidades não fiquem muito caras e pouco competitivas

 Empresa de telefonia tem muito o que aprender com a indústria automobilística

 Tempos atrás automóveis tinham “torcida”; hoje o consumidor opta pelos que oferecem mais

 Pegar a estrada faz muito bem, mas requer seguir algumas regras quase óbvias

 Imposto de Primeiro Mundo: no Brasil quase um terço do preço do automóvel são tributos

 Ano começa otimista e fabricantes poderão deixar os automóveis mais seguros

 O pior do Brasil: automóveis e estradas de Primeiro Mundo, motoristas de Terceiro

 Do Speed Racer ao Bob Esponja, o carro fascina por fazer parte de nossas vidas

 Preferência pelo carro 1,0 prata e sem bolsa inflável não é “falta de tradição”

 Até que ponto a tecnologia do automóvel nos torna cobaias?

 Mudança dos serviços de valet mostra que sobra lei e falta aplicação

 Caleidoscópio de sensações da vida moderna sempre inclui o automóvel

 Do lanche ao casamento, quase tudo pode ser feito de dentro do carro

 Sérgio Habib, da Citroën, surpreende pela franqueza e “engole o pato”

 Los hermanos: carros argentinos já não têm o mau acabamento de outra época

 Salão foi badalado, mas modelos estiveram distantes de nossa realidade

 Os que praticam capitalismo predatório no mercado de usados tendem a sucumbir

 Biodiesel: atentado contra professor mostra que alguém tem medo dessa idéia

 Foi-se o tempo em que as novidades do Salão de Paris logo chegavam ao Brasil

 Nossa mania de controlar e o que está por trás da vigilância

 Idosos saem menos de casa, mas morrem mais no trânsito

 Viva a indústria da multa: para que avisar sobre os radares?

 Mundo dos espertos: anistia do IPVA revolta quem pagou em dia

 Extintor é obrigatório só aqui, mas quem está preparado para usar?

 Quero ser grande: Fiesta Sedan mostra que a impressão de tamanho importa

 Por que as seguradoras não fazem logo o seguro de que eu preciso

 “Causos” e gafes ajudam a entender relação entre imprensa e indústria

 Governo militar contaminou a atitude dos motoristas

 Educação no trânsito está relacionada ao prazer de dirigir

 Dados da Anfavea revelam por que o Brasil tem potencial para crescer

 “Preço de fábrica” e “juro zero” ofendem nossa inteligência

 Nem sempre o dono de um carro de luxo tem educação

 Dúvida cruel: será que o modelo que comprei “combina” com o quanto ganho?

 Para aproveitar maré favorável, o consumidor precisa saber o que exigir

 Valor de revenda afugenta o cliente das séries e cores especiais

 Parabéns às fábricas que retiraram acendedor e cinzeiro

 Que tal notar que dirigir bem é um método?

 Se recall é corriqueiro, por que é abordado com tanta temeridade?

 Perua não substitui minivan e vice-versa; “questão cultural” é desculpa

 Falta de fiscalização e senso de realidade nas regras levam à balbúrdia

 Historietas de guardadores, vendedores, executivos e aumentos

 Onda retrô, saudade de um tempo que não volta mais

 Parque dos dinossauros: não diremos mais “amém” ao Santana Executivo

 O que se aprende na auto-escola? A passar no exame do Detran

 As histórias contadas pelo taxista dariam para um livro

 O país em que a estátua do ídolo Ayrton é vendida ao ferro-velho

 As torcidas por marcas de carros e os modelos “feios”

 Uso de navegação confirma o erro do Contran de proibir o sistema

 Os carrões e nossa mania de comparar os modelos nacionais aos europeus

 Exposição na França mostra a Renault na década de 30

 Afinal, para que pagar por equipamentos e não usar?

 Motores flexíveis em combustível geram dúvidas e até superstições

 O Uno consolida-se como um Fusca dos novos tempos

 As placas participam da personalização do veículo

 Emplacamento no pátio, mais nova arma na briga pela liderança

 Carros defasados ganham os sobrenomes mais pomposos

 O ano de 2003 mostrou como os automóveis retratam nossa inventividade

 A oficina muito especial que cuida de Ferraris e Maseratis

 A idade dos porquês e a manutenção do IPI por mais três meses

 IPI volta a subir, e carros mais baratos podem virar Cinderela

 Infratores contumazes fazem o trânsito continuar matando

 Com a “geração perdida” o mercado nacional começa a se defasar

 Quem acredita em inspeção veicular, integração de Detrans e Papai Noel?

 Automóvel começa a deixar de ser bem para virar serviço

 Por que as revistas de carros não podem também mostrar homens de sunga?

 As peculiaridades, nem sempre boas, do mercado nacional

 As formas de vender os carros que estão chegando

 As dicas para lidar com a febre pelos carros antigos

 Muitos preparam seu carro como se fossem para uma guerra (civil)

 Leitores relatam histórias que os relacionam aos automóveis

 Coluna abre espaço para histórias sobre seu envolvimento com os carros

 Barrichello é um vencedor, um exemplo de como agir sob pressão

 A polêmica em torno do nome do Fox e entrevista com o presidente da GM

 Encontram-se poucos carros nacionais na novela Mulheres Apaixonadas

 Brasileiro compra estética, mas não paga por segurança

 Livro mostra nosso Passat no Iraque. E a entrevista com Ricardo Bock, da FEI

 Manter um carro pequeno custa quase seu valor integral durante um ano

 As atitudes dos motoboys e a idéia polêmica do deputado Inocêncio

 Vamos acabar com as placas que dizem “fora, carros”

 A Carta da Anfavea e entrevistas com Alexandre Garcia e Ricardo Carvalho

 Estréia coluna com entrevistas com Pinheiro Neto e professor Pasquale

SEM COMENTÁRIOS