Move Up convence pela economia, mas não no preço

VW Move Up

 
Capaz de 0-100 km/h em 15 segundos, o Up mostra bom desempenho no trânsito
e dispensa altas rotações, mas economia de combustível é o maior destaque

 

Nossas medições de desempenho indicaram relativa agilidade na aceleração, feita de 0 a 100 km/h em 15 segundos, e retomadas aceitáveis, que melhoram bastante com o uso de marchas mais baixas (veja os números na tabela da página 2). Onde o Move Up realmente surpreendeu foi no consumo em nossos trajetos-padrão, ao fazer 9,5 km/l no percurso urbano exigente, 14,8 km/l no rodoviário (ambos com ar-condicionado) e nada menos que 19,1 km/l no urbano leve, sempre com gasolina. A marca em rodovia poderia ser ainda melhor com um câmbio mais longo, pois em quinta são 3.850 rpm a 120 km/h.

O Up compartilha com outros modelos da marca a excelente caixa de câmbio, com comando dos mais leves e precisos do mercado; o engate da marcha à ré requer pressão para baixo na alavanca, mas não traz dificuldade. Seus freios estão bem dimensionados, com discos ventilados à frente — que o mais potente e pesado Peugeot 208 de 1,45 litro não usa —, e a direção, a primeira em um VW nacional a usar assistência elétrica, mostra calibração acertada com pouco peso em manobras e uma sensação firme e precisa em alta velocidade.

 

VW Move Up
VW Move Up
 
Boa combinação: um motor de última geração, com soluções técnicas pioneiras, e
a conhecida caixa de câmbio dos pequenos da VW com comando dos melhores

 

Carros curtos e de baixo peso representam um desafio para os fabricantes e termos de calibração de suspensão: se muito macia, prejudica a estabilidade e pode tornar o carro inseguro com carga total; se muito firme, sacrifica o conforto. O Up está mais para o segundo caso, com molas um pouco duras que transmitem bem impactos como lombadas e emendas de pontes; a absorção de pequenas irregularidades também é pior do que se esperava pelo uso de pneus 175/70 R 14, medida quase de versão aventureira hoje. Por outro lado, o correto comportamento em curva transmite confiança e o conjunto parece robusto.

 

Além de trazer fixações Isofix para cadeiras
infantis, o Up sobressai em segurança pela
nota máxima no teste de impacto do Latin NCap

 

O novo VW poderia ser melhor em visibilidade, pois tem as colunas dianteiras largas e avançadas e as traseiras muito espessas. O sistema de iluminação é dos mais simples, com faróis de refletor único de superfície complexa (bons, porém) e nenhuma luz de neblina de série, nem mesmo na traseira. Pontos positivos são os repetidores laterais das luzes de direção e os retrovisores externos convexos de bom tamanho.

Embora a dotação de segurança passiva seja apenas aquela obrigatória acrescida de encosto de cabeça para o quinto ocupante (cinto de três pontos ele não tem) e fixações Isofix para cadeiras infantis, o Up sobressai nesse aspecto por ter alcançado nota máxima — cinco estrelas — no teste de impacto do Latin NCap em relação à proteção do adulto, com 15,86 pontos entre 17 possíveis; a proteção a crianças obteve quatro estrelas e 39,54 pontos dos 49 possíveis.

 

VW Move Up

 

VW Move Up
VW Move Up
 
Calibração firme da suspensão deixa o Up estável, mas sacrifica o conforto,
mesmo com pneus de perfil alto; sistema de iluminação traz o básico

 

Afinal, vale a pena apostar no Up? Na faixa de R$ 40 mil encontram-se hatches mais espaçosos e com motores de maior cilindrada com conteúdo semelhante ou pouco inferior, como Citroën C3 Origine 1,45-litro, Fiat Palio Attractive 1,4, Nissan March SV 1,6 e Peugeot 208 Active 1,45. Na própria linha VW há alternativas como Gol e Fox, que oferecem mais espaço e o mesmo brilhante motor de três cilindros, no caso do Fox Blue Motion, sem se afastar do preço do irmão mais novo.

 

 

Se economia de combustível, segurança passiva e modernidade de projeto forem mais importantes na compra que o espaço interno e o desempenho, o Up defende-se bem diante de oponentes consagrados. Contudo, muitos consumidores de carros pequenos preferem algo pouco maior e mais apto ao uso rodoviário, mesmo que passem quase todo o tempo dirigindo na cidade. Para esses, a novidade da VW pode não ser a melhor escolha.

Mais Avaliações

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 3 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4
Diâmetro e curso 74,5 x 76,4 mm
Cilindrada 999 cm³
Taxa de compressão 11,5:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 75/82 cv a 6.250 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 9,7/10,4 m.kgf a 3.000 rpm
Potência específica (gas./álc.) 75,1/82,1 cv/l
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas manual /  5
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 3,77 / 6 km/h
2ª. 2,10 / 11 km/h
3ª. 1,28 / 18 km/h
4ª. 0,93 / 25 km/h
5ª. 0,74 / 31 km/h
Relação de diferencial 4,93
Regime a 120 km/h (5ª.) 3.850 rpm
Regime à vel. máx. informada (gas./álc.) 5.250/5.300 rpm (5ª.)
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado (256 mm ø)
Traseiros a tambor (200 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Diâmetro de giro 9,7 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro
Rodas
Dimensões 5 x 14 pol
Pneus 175/70 R 14
Dimensões
Comprimento 3,605 m
Largura 1,645 m
Altura 1,50 m
Entre-eixos 2,421 m
Bitola dianteira 1,423 m
Bitola traseira 1,424 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,361
Capacidades e peso
Tanque de combustível 50 l
Compartimento de bagagem 285 l
Peso em ordem de marcha 958 kg
Relação peso-potência (gas./álc.) 12,8/11,7 kg/cv
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem
Carro avaliado
Ano-modelo 2014
Pneus Goodyear GPS Duraplus
Quilometragem inicial 1.000 km
Dados do fabricante