Jetta GLI: disfarce familiar, desempenho exuberante

Com 230 cv e 35,7 m.kgf, o GLI acelera forte e chega a 100 km/h em 6,8 segundos, diz a fábrica; suspensão firme garante estabilidade em sacrifício do conforto

 

Ao volante, o GLI é superlativo. Claro que o Sport é o modo de condução mais divertido: o ronco do motor se faz notar com o motor em rotações mais altas e as respostas se tornam ariscas. A DSG é um espetáculo, rápida e responsiva. Quando em modo manual, o motor pode ser facilmente explorado em seu vigor e levado a perto de 7.000 rpm. Não há razão para duvidar do ótimo tempo de aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. Contudo, não espere um comportamento de Mini Cooper: a quase tonelada e meia do Jetta aparece nitidamente, tornando as puxadas mais amanteigadas, digamos, que no Civic Si — em que pese o GLI ter condições de deixá-lo na poeira em uma arrancada.

 

 

Curioso é o comportamento da DSG no modo Eco, que torna o GLI um… Jetta. Ao soltar o acelerador a embreagem se desacopla, como se a transmissão entrasse em ponto-morto, e o carro fica em marcha-lenta. Pise de novo e ele reengrena. O objetivo é reduzir o consumo, aproveitando o embalo, assim como as trocas de marcha são feitas em rotações bem menores. De qualquer modo, a suspensão não é indicada para quem se engana com o porta-malas de carro familiar. Dura e áspera nas irregularidades, deixa claro que não se trata de um Comfortline. Em contrapartida, o carro é assentado, estável, e passa uma segurança que instiga o motorista a altas velocidades. A direção, calibrada à perfeição, também responde ao modo selecionado.

Em uma palavra, o GLI é exuberante. Tem itens de série com fartura e um preço que faz até o Civic Touring parecer caro demais, tamanha a diferença em desempenho e conteúdo. Compensa a regressão em termos de acabamento com uma longa lista de benesses e um motor que desperta paixão.

Mais Avaliações

 

Preço e equipamentos

Jetta GLI 350 TSI (R$ 145 mil) – Ar-condicionado automático de duas zonas, assistente de farol,  bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, banco traseiro bipartido 60:40, bloqueio eletrônico do diferencial, câmera traseira de manobras, central de áudio Discover Media com tela de 8 pol, navegador e integração a celular (Android Auto e Apple Car Play), chave presencial para acesso e partida, cintos de três pontos para todos os ocupantes, controlador de velocidade e distância à frentecontrole eletrônico de estabilidade e tração, faróis e lanternas traseiras de leds, faróis e limpador de para-brisa automáticos, fixação Isofix para cadeira infantil, freio de estacionamento elétrico, monitor de fadiga do motorista, monitor frontal com frenagem automática, parada/partida automática do motor, quadro de instrumentos digital configurável, retrovisor interno fotocrômico, revestimento de couro nos bancos, rodas de alumínio de 18 pol, seletor de modos de condução, sensores de estacionamento à frente e atrás, volante de couro com comandos.

Opcional – Teto solar panorâmico.

Garantia – Três anos sem limite de quilometragem com as três primeiras revisões gratuitas.

 

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 82,5 x 92,8 mm
Cilindrada 1.984 cm³
Taxa de compressão 9,6:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 230 cv de 4.700 a 6.200 rpm
Torque máximo 35,7 m.kgf de 1.500 a 4.600 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automatizada de dupla embreagem, 6
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 7,5 x 18 pol
Pneus 225/45 R 18
Dimensões
Comprimento 4,702 m
Largura 1,799 m
Altura 1,478 m
Entre-eixos 2,688 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 50 l
Compartimento de bagagem 510 l
Peso em ordem de marcha 1.432 kg
Desempenho e consumo (gasolina)
Velocidade máxima 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 6,8 s
Consumo em cidade 9,9 km/l
Consumo em rodovia 12,5 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro