Volvo XC60 híbrido promete o melhor de vários mundos

Um SUV de 407 cv com muito conforto, segurança e consumo moderado por R$ 300 mil? Sim, mas há ressalvas

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Como seria para você o carro perfeito? “Rápido como um esportivo, mas econômico, e robusto como um utilitário esporte, mas confortável” parece uma boa definição. Dentro dessa proposta, o Volvo XC60 R-Design T8 é promissor. A versão híbrida do SUV reúne potência de 407 cv, consumo moderado e grandes atributos em conforto e segurança a um preço atraente: R$ 299.950. O Best Cars colocou-o na avaliação 10 Chances para saber suas chances de merecer sua garagem.

Estilo
primeira geração do XC60, de 2009, manteve-se atraente por longo tempo. O novo modelo segue o mesmo tema de estilo,  atualizado e mais robusto. O resultado é dos melhores: um SUV elegante e com clara identidade da marca. O coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,32 é muito bom para o tipo de veículo. 1 ponto

 

O XC60 é dono de um estilo bem resolvido, que ganha apelo com as rodas de 21 pol; o híbrido T8 é oferecido em acabamento R-Design ao preço de R$ 299.950

 

Acabamento e conveniência
Interior luxuoso e com muitos equipamentos são esperados de um SUV de seu preço. O XC60 agrada aos olhos e ao tato pelo acabamento, que nesta versão combina couro e camurça sintética nos bancos. Detalhes como a alavanca de transmissão de cristal Orrefors dão requinte. A tela central vertical de 9 polegadas serve a numerosas funções, como o sistema de áudio Harman/Kardon de alta qualidade sonora, compatível com Android Auto e Apple Car Play.

 

 

Entre as muitas conveniências (veja quadro abaixo com equipamentos de série), vale citar alerta de uso de cinto para cinco pessoas com sensor nas fivelas, ar-condicionado programável (para aquecer ou resfriar a cabine em certo horário antes de se entrar) e com difusor nas colunas centrais para os passageiros de trás, câmera traseira de manobras de ótima resolução, controlador de distância à frente, freios com retenção automática, luzes de cortesia no assoalho interno (também atrás) e nas maçanetas externas, tampa traseira com acionamento elétrico (que pode ser ativado por movimento do pé) e um amplo teto solar.

Há ainda diversas assistências ao motorista, como de faixa, de inibição de ultrapassagem ao detectar veículo no sentido contrário, de leitura de placas de velocidade e de frenagem para tentar evitar colisão. A combinação desses itens permite condução semiautônoma a até 130 km/h, pela qual o Volvo acelera, freia e contorna curvas suaves por si só — o motorista precisa manter as mãos no volante. Funciona muito bem, mas com limitações: quando a curva excede o limite de sua ação, por exemplo, o carro simplesmente a alarga sem aviso.

 

Ótimo acabamento e muitas conveniências no interior; bancos dianteiros têm ventilação e ajuste elétrico até do apoio de coxas; atrás, amplo espaço para duas pessoas

 

O programa Volvo On Call permite, por meio de aplicativo no celular, controlar o nível de combustível, travar e abrir as portas, climatizar a cabine, dar partida remota e enviar destinos para o navegador, além de bloquear o veículo em caso de roubo. O sistema usa chip de celular e vem com dois anos de assinatura. Cabem algumas melhorias: o forro do teto solar deixa passar certo calor, falta faixa degradê no para-brisa e a central de áudio não separa os arquivos por pastas. Pelo preço, seriam esperados assistente de estacionamento e câmeras de 360 graus ao redor. 1 ponto

 

Com controlador de distância e assistentes de faixa e de frenagem, o XC60 admite condução semiautônoma a até 130 km/h: acelera, freia e faz curvas suaves por si só

 

Posto do motorista
Dirige-se o XC60 em um banco muito bem definido, dotado de ajuste elétrico integral (incluindo apoios de coxas e lombar), aquecimento, ventilação e memória, recursos que se estendem ao passageiro ao lado. O quadro de instrumentos em tela de 12,3 pol admite poucas configurações: a maior parte afeta apenas a seção central e, conforme o programa de condução, o conta-giros dá lugar a um indicador de uso de energia. O computador de bordo deveria informar consumo em km/l.

Excelentes são os faróis com múltiplos leds, que vão além de comutar entre fachos alto e baixo ao detectar outros veículos na via: criam “máscaras” para evitar ofuscamento daqueles motoristas, enquanto iluminam com longo alcance as áreas que não incomodam. O efeito impressiona. O carro tem boa visibilidade e os três retrovisores são fotocrômicos. 1 ponto

 

Instrumentos com certa configuração, tela central de 9 pol com navegador e mostrador de energia, controlador de distância à frente, ar nas colunas, teto solar panorâmico

 

Espaço
Quatro adultos viajam em grande conforto nesse Volvo, com destaque ao espaço para pernas no banco traseiro. Três pessoas ali, porém, não vão bem: o formato prevê apenas duas e o ocupante central encontra um alto túnel no assoalho e encosto bem duro. 0,5 ponto

Porta-malas
O sistema híbrido toma algum espaço de bagagem: cai de 505 litros das outras versões para 468 litros, capacidade modesta para um SUV de seu tamanho. Não há estepe, só compressor para encher o pneu e selante para o furo — recurso limitado em um veículo com aptidão fora de estrada. 0,5 ponto

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Equipamentos e preços

• XC60 T8 R-Design – Abertura e fechamento elétricos da tampa traseira, alertas de colisão frontal e traseira, ar-condicionado automático de duas zonas, assentos infantis integrados ao banco traseiro, assistentes de direção semiautônoma e para evitar ultrapassagem, bancos revestidos em couro (dianteiros com regulagem elétrica, aquecimento, ventilação e memória), câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 9 pol, sistema Harman/Kardon, 13 alto-falantes e 600 watts;  controlador de distância à frente, controle de velocidade em descida, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis com leds autodirecionais, comutação e nivelamento automáticos; frenagem automática, leitura de placas da via, limpador de para-brisa automático, monitores de ponto cego e pressão dos pneus, proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, proteção em saída da via, quadro de instrumentos configurável, rodas de 21 pol, seletor de modos de condução, sensores de estacionamento à frente e atrás, serviço de conveniência Volvo On Call, sete bolsas infláveis, sistema de alerta de mudança de faixa, teto solar panorâmico.

• Preço sem opcionais: R$ 299.950

• Preço como avaliado: R$ 299.950

• Preço completo: R$ 299.950

• Garantia: dois anos sem limite de quilometragem.

Preços sugeridos em abr/19

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