VW Jetta básico é simples, mas mantém atributos

Com alto torque no motor turbo e caixa automática de seis marchas, o Jetta 250 TSI acelera rápido (0 a 100 km/h em 8,7 s) e foi bastante econômico

 

Motor e desempenho
O brilhante motor deixa esse Jetta bem posicionado no segmento, sobretudo pelo alto torque de 25,5 m.kgf desde 1.400 rpm. Nota-se ligeiro retardo de ação do turbo, mas depois disso as respostas são muito convincentes, aliadas a uma operação suave e silenciosa. Ele acelerou de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos, ótimo tempo em sua categoria e 0,4 s à frente da versão R-Line (talvez seja mais leve, embora a fábrica divulgue o mesmo peso para ambas). A suave transmissão automática de seis marchas mostra boa calibração, oferece programa esportivo e permite mudanças manuais, mas só pela alavanca. 1 ponto

 

 

Consumo
O Jetta mais simples é muito econômico: mais de 14 km/l nos dois trajetos mais favoráveis do padrão Best Cars, marcas também melhores que as do R-Line. Foi melhor que Chevrolet Cruze 1,4 turbo e Toyota Corolla 2,0 e ficou próximo ao Corolla 1,8. 1 ponto

Comportamento dinâmico
O rodar do Jetta está muito confortável, com amortecedores macios, e sai beneficiado pelos pneus 205/60 R 16 da versão em vez de 205/55 R 17. Há certa perda em estabilidade, pela aderência apenas regular em curvas rápidas dos pneus voltados à economia, mas seu comportamento transmite plena confiança e há controle eletrônico de série. Os freios a disco nas quatro rodas e a direção estão bem acertados. 1 ponto

 

Apesar da aderência modesta dos pneus, o Jetta básico tem bom comportamento dinâmico e rodar muito confortável; sua relação custo-benefício é interessante

 

Segurança passiva
Optar pela versão mais em conta do Jetta não significa abrir mão de proteção aos ocupantes: ela preserva as bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, os encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes e as fixações Isofix para cadeira infantil, um ótimo conjunto para sua faixa de preço. 1 ponto

 

O brilhante motor deixa esse Jetta bem posicionado no segmento, sobretudo pelo alto torque: ele acelerou de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e consumiu pouco

 

Custo-benefício
Em um mercado como o brasileiro, que valoriza muito bancos de couro (ou que o simulam) e grandes rodas, esse Jetta com tecido e rodas de 16 pol pode parecer o “patinho feio” da linha. Não deveria: o 250 TSI tem desempenho muito bom, o mesmo conteúdo de segurança passiva das demais versões e um pacote de conveniência bem adequado.

Na linha Honda Civic, a versão mais próxima em preço é a nova LX (R$ 97.900) com motor de 2,0 litros e 150/155 cv, que tem vantagens como câmera traseira e monitor de pressão dos pneus, mas não vem com faróis de leds ou ampla tela no sistema de áudio. O Cruze LT (R$ 99.290, ainda modelo 2019) vem com 150/153 cv em motor 1,4 turbo, câmera, monitor de pneus e tela de 7 pol, deixando de fora os faróis de leds; o revestimento interno simula couro. Assim, o conjunto do Jetta está bem posicionado em relação custo-benefício, com a vantagem de ser um lançamento mais recente. 1 ponto

 

8,5 pontos

 

Mais Avaliações

 

Desempenho e consumo

Aceleração
0 a 100 km/h 8,7 s
0 a 120 km/h 11,9 s
0 a 400 m 16,4 s
Retomada
60 a 100 km/h* 4,8 s
60 a 120 km/h* 7,9 s
80 a 120 km/h* 5,9 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 14,5 km/l
Trajeto exigente em cidade 7,7 km/l
Trajeto em rodovia 15,4 km/l
Com gasolina; *reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição

 

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 74,5 x 80 mm
Cilindrada 1.395 cm³
Taxa de compressão 10:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima (gas./álc.) 150 cv a 5.000 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 25,5 m.kgf de 1.400 a 3.500 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 6
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 16 pol
Pneus 205/60 R 16
Dimensões
Comprimento 4,702 m
Largura 1,799 m
Altura 1,474 m
Entre-eixos 2,688 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 50 l
Compartimento de bagagem 510 l
Peso em ordem de marcha 1.331 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima 210 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 8,9 s
Consumo em cidade 10,9/7,4 km/l
Consumo em rodovia 14,0/9,6 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro