Jeep Compass fecha mês de teste: viagem e medições

Apesar da eficaz absorção de irregularidades, o Compass tem atitude segura em curvas e manobras rápidas; a aceleração lateral de 0,79 g é que poderia ser maior

 

O comportamento em curvas indicou bom equilíbrio, apesar dos amortecedores dianteiros macios — tanto que a frente balança em lombadas e chega a pegar o defletor no chão, como explicado na terceira semana. Em mudanças de direção, porém, eles se mostram relativamente firmes e passam segurança mesmo em velocidade bem acima de 120 km/h. No limite de aderência em curvas a tendência é subesterçante, sendo difícil fazer desgarrar a traseira. Não deixa de ser uma boa estratégia: carros com centro de gravidade alto precisam deixar a frente escorregar mais, pois caso o pneu dianteiro externo agarre muito ao solo o veículo pode tombar.

Uma estratégia que diminui a chance de tombamento é ter ganho de cambagem pela compressão da suspensão. Com o braço inferior inclinado com o veículo em linha reta — parte mais alta fixa no carro e parte mais baixa na roda —, tal braço tende a ficar mais perto da horizontal ao comprimir a suspensão, “empurrando” a parte de baixo da roda para fora. Para entender, é como uma pessoa faz quando alguém a empurra lateralmente: se deixar os dois pés juntos a pessoa cai, mas se afastar os pés, deixando a perna inclinada, ela consegue se equilibrar mesmo com maior força lateral.

 

Curiosidade: mostrador indica como a pressão dos pneus aumenta com a rodagem, sobretudo nos dianteiros, que recebem calor do motor

 

Esse fenômeno ocorre tanto na dianteira como na traseira, onde os braços de suspensão possuem comprimentos e ângulos diferentes, de modo a criar pequeno ganho de esterçamento no eixo traseiro — as rodas apontam para dentro da curva, ajudando a manter esse eixo na trajetória desejada. Já o controle eletrônico de estabilidade entra sempre que há algum abuso na direção, bem de acordo com a altura do carro, e não se pode desligá-lo, apenas o controle de tração. No fim, a aceleração lateral máxima foi menor do que o esperado: 0,79 g. Ficou bem abaixo do 3008 (0,89 g), mas para a comparação justa deveríamos testar a versão Limited do Compass, com pneus mais largos. Embora tenha sido o pior valor nos testes até agora, empatado com JAC T40, não é ruim para um SUV.

 

 

Mecânica à parte, vale citar outros itens relevantes do Compass, como a câmera traseira de manobras com muito boa nitidez em qualquer condição de luz. Já a central de áudio atende o necessário e tem boa posição caso se aplique a ela o navegador do celular. Por outro lado, apesar de amigável no uso, o aparelho se mostra um pouco lento na resposta aos botões e trava em certas condições, como ao usar o navegador Waze e fazer ligações — o aplicativo trava e cai a conexão com o celular, levando um bom tempo até retornar ao funcionamento normal. Na visão de leigo, parece faltar capacidade de processamento. E um fato curioso: pode-se notar no painel a variação das pressões dos pneus devido à temperatura. No trânsito ou mesmo em rodovia, é comum se notar os pneus dianteiros aumentando mais a pressão, pois boa parte do calor do motor sai pelas caixas de rodas, aquecendo-os.

O Jeep Compass Sport encerra sua avaliação de 30 dias com méritos, surpreendendo até um fã (ou viúvo) de peruas como o autor. Não se esperavam o bom comportamento em curvas e o consumo apresentado. O nível de isolamento acústico e de vibração, além do bom acabamento, demonstram ser de uma categoria superior e os itens simplificados na versão, como revestimento de bancos e tamanho de rodas, em nada incomodaram. Ficou claro para nós que, pela pouca diferença de preço, vale a pena pensar no Compass mais acessível quando se estuda um SUV compacto em versão superior.

Semana anterior

 

Quarta semana

Distância percorrida 671 km
Distância em cidade 350 km
Distância em rodovia 321 km
Consumo médio geral 8,0 km/l
Consumo médio em cidade 6,8 km/l
Consumo médio em rodovia 9,9 km/l
Melhor média 11,4 km/l
Pior média 4,2 km/l
Dados do computador de bordo com álcool

 

 

Desde o início

Distância percorrida 1.872 km
Distância em cidade 1.551 km
Distância em rodovia 321 km
Consumo médio geral 9,4 km/l (gas.) / 7,8 km/l (álc.)
Consumo médio em cidade 9,4 km/l (gas.) / 7,1 km/l (álc.)
Consumo médio em rodovia 9,9 km/l (álc.)
Melhor média 13,4 km/l (gas.) / 11,4 km/l (álc.)
Pior média 4,9 km/l (gas.) / 4,2 km/l (álc.)
Dados do computador de bordo

 

Preços

Sem opcionais R$ 113.990
Como avaliado R$ 117.490
Completo R$ 120.090
Preços sugeridos em 14/5/19 em São Paulo, SP

 

Equipamentos e opcionais

Compass Sport – Alarme, ar-condicionado automático de duas zonas, assistente de saída em rampa, câmera traseira de manobras, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeiras infantis, luzes diurnas, monitor de pressão dos pneus, rodas de alumínio de 17 polegadas, ), sensores de estacionamento atrás, sistema de áudio com tela de 7 pol e integração a celular, volante com regulagem de altura e distância.

• Opcionais – Bolsas infláveis laterais dianteiras, de cortina e de joelhos do motorista; para-barros.

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 88 x 82 mm
Cilindrada 1.995 cm³
Taxa de compressão 11,8:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 159/166 cv a 6.200 rom
Torque máximo (gas./álc.) 19,9/20,5 m.kgf a 4.000 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 6
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, McPherson, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 17 pol
Pneus 225/60 R 17
Dimensões
Comprimento 4,416 m
Largura 1,819 m
Altura 1,638 m
Entre-eixos 2,636 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 60 l
Compartimento de bagagem 410 l
Peso em ordem de marcha 1.541 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima 188/192 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,9/10,6 s
Consumo em cidade 8,1/5,5 km/l
Consumo em rodovia 10,5/7,2 km/l
Dados do fabricante