Novo BMW 330i ganha aprovação em praticamente tudo

Encontrar defeitos é a parte mais difícil ao dirigir esse Série 3, que esbanja desempenho, comodidades e segurança

Texto: Fabrício Samahá e Felipe Hoffmann
Avaliação: F. Hoffmann – Fotos: F. Hoffmann e divulgação

 

A BMW começa a importar ao Brasil a sétima geração do Série 3, que em julho passa a ser montada na fábrica de Araquari,SC, e o Best Cars esteve no autódromo Vello Cittá, em Mogi Guaçu, SP, para conhecer a novidade.

Das seis versões já lançadas na Europa (320i e 330i a gasolina, 318D, 320D e 330D a diesel e a hibrida 330E), o 330i é o primeiro a chegar aqui em acabamentos M Sport, ao preço sugerido de R$ 269.950, e  Sport, a partir de junho, por R$ 219.950 — veja no quadro abaixo os equipamentos de cada um. O trem de força é o mesmo para ambos: motor turboalimentado de 2,0 litros com potência de 258 cv e torque de 40,8 m.kgf, transmissão automática de oito marchas e tração traseira. Por enquanto é movido só a gasolina, mas se tornará flexível na versão nacional. Audi A4, Jaguar XE e Mercedes-Benz Classe C são adversários diretos.

O novo sedã de codinome G20 mostra um bom trabalho de Estilo. De onde quer que se olhe, é imediato reconhecê-lo como um BMW, ao mesmo tempo em que se diferencia o suficiente do modelo anterior. Todos os elementos tradicionais da marca estão lá, como a grade bipartida, os faróis duplos e a curva final das janelas laterais. Os faróis do M Sport com tecnologia laser (Laserlight) alcançam até 530 metros — no Sport eles são de leds e adaptativos.

 

O novo Série 3 distingue-se do antecessor mantendo a forte identidade da marca; por enquanto está disponível o 330i M Sport, que usa laser nos faróis; o Sport chega em junho

 

O carro aumentou 85 milímetros em comprimento (para 4,709 metros), 16 mm em largura (1,827 m) e 41 mm em distância entre eixos (2,851 m), mas apenas 1 mm em altura (1,442 m). O coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,23 na versão mais favorável, um dos melhores da indústria em sedãs, é melhor que o do anterior em 0,03. No 330i, com pneus mais largos, o valor fica em 0,27.

 

 

No interior, mudança importante foi a adoção de quadro de instrumentos em tela de 12,3 polegadas na versão M Sport, com mostradores em formato irregular e um estranho conta-giros em sentido anti-horário. Além das cores, as informações variam conforme o programa de condução escolhido: Sport adiciona mostradores de potência e torque em uso, enquanto o eficiente Eco-Pro troca o conta-giros por um indicador de consumo instantâneo.

Outra novidade é a tela de 10,25 pol da central de áudio, mais baixa e integrada ao painel, o que fez descer os difusores de ar — inconveniente que tem sido comum na indústria. O sistema de áudio tem integração a celular por Apple Car Play sem fio, mas não Android Auto. Entre as várias funções da tela estão os mostradores esportivos, que indicam o uso de potência e torque (aparentemente, só em kW e Nm, na ordem), pressão de superalimentação, temperatura do óleo lubrificante e forças g.

 

Interior mantém o ar esportivo; instrumentos do 330i M Sport vêm em tela de 12,3 pol, com várias funções na parte central e conta-giros que muda de função no modo Eco-Pro

 

Assistente pessoal

O Série 3 é o primeiro BMW com o Assistente Pessoal Inteligente, que pode ser acionado por meio do comando de voz “Olá, BMW” ou pela mensagem de preferência do usuário. O sistema aceita o português local e permite comandar diversos recursos — do ar-condicionado à navegação —, pedir e ouvir explicações sobre equipamentos e informações do veículo (como está o nível de óleo lubrificante, por exemplo) e programá-los de acordo com as preferências.

 

O 330i M Sport vem com o Driving Assistant Professional, com controle mais preciso do carro em sua faixa, atuação na direção para evitar colisões e assistência de ré

 

Os comandos de voz não precisam ser diretos. Como exemplo, ao se dizer “Olá, BMW, estou com frio”, o ar-condicionado será ajustado para temperatura pouco mais alta. Já falar “sinto-me cansado” leva o assistente e ajustar música, iluminação interna e temperatura para padrões que ajudem a manter o motorista atento. O sistema ganhará novas funções por atualização remota via cartão SIM, como os de celular, sem precisar ir a uma concessionária. Naturalmente, quem não quiser usar a voz pode operar os recursos por toques na tela ou pelos tradicionais comandos do IDrive no console.

As funções Connected Drive, válidas por três anos, dão acesso a uma central de atendimento com serviços de conveniência, pontos de interesse, localização de postos de combustível (informa até se a autonomia atual do carro permite ir até lá com segurança), trânsito em tempo real fornecido pela Tomtom, chamada de emergência e localização, inclusive em caso de sequestro — o usuário pode desativar a localização de dentro do carro para sua privacidade.

 

Tela de 10,25 pol serve a áudio, navegação, configurações e câmeras que mostram 360 graus; o Assistente Pessoal responde a mensagens de voz, mesmo que não diretas

 

São variadas as assistências ao motorista, mesmo no pacote mais simples (Driving Assistant) da versão Sport. Entre elas, o controlador de velocidade e distância inclui função para-anda, de modo a seguir sozinho após breves paradas no trânsito. Assistentes ajudam a manter o carro em sua faixa de rolamento, detectam veículos e pedestres adiante ou em tráfego cruzado atrás do carro, emitem alertas e podem acionar os freios até o BMW parar, se necessário.

 

 

O 330i M Sport vem com o pacote mais avançado Driving Assistant Professional. Com radar e câmera trifocal, ele permite um controle mais preciso do carro em sua faixa, atua na direção para evitar colisões com veículos nas faixas ao lado e ajuda o motorista em manobras de desvio de emergência. Além de assistente de estacionamento, existe uma assistência de ré, exclusiva em sua categoria.

Próxima parte

 

Versões, preços e equipamentos

 

Para-choques do Sport são diferentes, com elementos em forma de “T”

 

330i Sport (R$ 219.950) – Abertura do porta-malas ao aproximar o pé do para-choque traseiro, ar-condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros esportivos com ajuste elétricos e apoio lombar, bancos revestidos em material sintético, câmera traseira de manobras, chave presencial, controles de estabilidade e tração, faróis de leds (incluindo os de neblina), freio de estacionamento elétrico com retenção automática, monitor da pressão dos pneus, pacote Driving Assistant, pneus que podem rodar vazios, rodas de alumínio de 18 pol, seis bolsas infláveis (frontais, laterais dianteiras e de cortina), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, teto solar com controle elétrico.

330i M Sport (R$ 269.950) – Como o Sport, mais assistentes de estacionamento e de farol alto, bancos revestidos em couro, central de áudio IDrive com tela de 10,25 pol, faróis a laser, fechamento automático da tampa do porta-malas, freios e suspensão M Sport, pacote Driving Assistant Professional, pacote M Sport aerodinâmico, projeção de informações no para-brisa, quadro de instrumentos digital de 12,3 pol, rodas de 19 pol, sistema de áudio Surround Harman/Kardon, volante esportivo.

• Garantia – Dois anos sem limite de quilometragem.

Próxima parte