Jaguar XE empolga, mas só na versão mais potente

Jaguar XE

 

Jaguar XE
Jaguar XE

 
Outras três versões do XE são oferecidas com motor turbo de 2,0 litros e 240 cv e câmbio automático de oito marchas

 

Um destaque é a assistência de direção bem dosada, que aumenta sua firmeza conforme cresce a velocidade, mas a nosso ver o controle de movimentos da carroceria poderia ser maior quando se anda realmente rápido. Com o seletor na posição Eco percebe-se que o acelerador fica mais lento e as trocas de marcha ocorrem mais cedo. Em “S” e com pé embaixo, o suave motor é levado às mesmas 6.500 rpm da versão V6. Testamos todas as configurações possíveis e devemos admitir que só mesmo um motorista com muita sensibilidade — e horas de prática — poderia perceber alguma diferença de reação do Jaguar entre os modos disponíveis, salvo o efeito já citado em Eco.

Impressiona o silêncio a bordo: não se ouve nenhum ruído de vento, com um isolamento acústico tão eficiente que se pode conversar em tom de voz baixo mesmo em alta velocidade. Também a favor da suavidade e da economia, quando usado em modo manual, o câmbio de oito marchas só engata a primeira marcha para sair em subidas — no plano ele deixa em segunda. Como esperado, a oitava é bastante longa: a 120 km/h o motor revela 2.100 rpm.

Em suma, o Jaguar XE R-Sport é um veículo luxuoso e de bom desempenho, embora não tenha a vocação esportiva de um BMW 328i: está mais para um cativante carro de aspecto esportivo, mas feito para passear. Só mesmo quem encarar o acréscimo de R$ 100 mil entre uma versão e outra, passando ao S de motor V6, terá nas mãos um sedã tão ousado quanto o felino que aparece saltando na tampa do porta-malas.

Mais Avaliações

 

 

Versões, preços e equipamentos

Jaguar XEPure (R$ 169.900): vem de série com bancos em couro Luxtec, controle eletrônico de estabilidade e tração com sistema All-Surface Progress Control, faróis de xenônio com leds para luz diurna, monitoramento de pressão nos pneus, parada/partida automática do motor, seletor de modos de condução, sensores de estacionamento na traseira e sistema de áudio com navegador.

Pure Tech (R$ 177.000): acrescenta câmera traseira de manobras, limpadores de para-brisa automáticos e teto solar com comando elétrico.

R-Sport (R$ 199.900): acrescenta ajuste elétrico do volante, anexos aerodinâmicos e novos para-choques, bancos esportivos revestidos em couro Taurus com memória nos dianteiros, faróis adaptativos com assistente de facho alto, rodas de 18 polegadas em preto, sistema de áudio Meridian com 11 alto-falantes e suspensão mais firme.

S (R$ 299.000): vem com motor V6 de 340 cv e acrescenta acesso ao interior com chave presencial, controle eletrônico dos amortecedores, monitor de ponto cego, para-choque dianteiro exclusivo, pinças de freio em vermelho, projeção de informações no para-brisa, revestimento em couro e camurça sintética (com opção de apenas couro), rodas de 19 pol e sensores de estacionamento com cobertura em 360º.

 

Ficha técnica

XE R-Sport 2,0 XE S V6 3,0
Motor
Posição longitudinal
Cilindros 4 em linha 6 em V
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 87,5 x 83,1 mm 84,5 x 89 mm
Cilindrada 1.999 cm³ 2.995 cm³
Taxa de compressão 10:1 10,5:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar injeção direta, compressor, resfriador de ar
Potência máxima 240 cv a 5.500 rpm 340 cv a 6.500 rpm
Torque máximo 34,7 m.kgf de 1.750 a 4.000 rpm 45,9 m.kgf a 4.500 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas automático, 8
Tração traseira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, braços sobrepostos, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 18 pol 19 pol
Pneus 225/45 R 18 (diant.), 245/40 R 18 (tras.) 225/40 R 19 (diant.), 255/35 R 19 (tras.)
Dimensões
Comprimento 4,672 m
Largura 1,85 m
Altura 1,416 m
Entre-eixos 2,835 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 63 l
Compartimento de bagagem 455 l
Peso em ordem de marcha 1.530 kg 1.665 kg
Desempenho
Velocidade máxima 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 6,8 s 5,1 s
Dados do fabricante; consumo não disponível