SUVs: C4 Cactus enfrenta HR-V, Creta e Renegade

C4 Cactus
HR-V
Creta
Renegade

C4 Cactus e Creta têm preços bem próximos; o Renegade custa pouco mais com as bolsas infláveis opcionais; em versão EXL, o HR-V se afasta como o mais caro

 

Preços

C4 Cactus HR-V Creta Renegade
Sem opcionais R$ 99.990 R$ 108.500 R$ 98.990 R$ 99.990
Como avaliado R$ 99.990 R$ 108.500 R$ 98.990 R$ 103.480
Completo R$ 107.111 R$ 110.000 R$ 100.190 R$ 109.646
Preços sugeridos em 31/1/19 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque; consulte os sites: C4 Cactus, HR-V, Creta, Renegade

 

Custo-benefício

O Renegade oferece um pacote opcional com bolsas infláveis laterais dianteiras, de cortina e de joelhos para o motorista por quase R$ 3,5 mil. O C4 Cactus veio com o conteúdo básico e HR-V e Creta nem oferecem opções. Assim, em preços sugeridos, o Jeep fica R$ 3,5 mil mais caro que o C4 Cactus, R$ 4,5 mil acima do Creta e R$ 5 mil mais barato que o HR-V. Vale lembrar que, salvo pelo Hyundai, os modelos podem ser comprados com o mesmo conjunto motor-transmissão em versões mais simples e acessíveis. Creta e Renegade, por sua vez, oferecem as opções superiores Prestige e Limited, na ordem, com a mesma mecânica dos avaliados.

 

 

Na condição de teste, o conteúdo do C4 Cactus sobressai pelos sistemas de assistência (como frenagem automática e monitor de faixa) e por itens convenientes como chave presencial, limpador automático e retrovisor fotocrômico, o que deixa o modelo com a melhor relação entre preço e equipamentos. Entre os demais as diferenças são poucas, como navegador só no HR-V, mais bolsas infláveis no Renegade e a menor dotação delas no Creta. Diante dos preços de cada um, percebe-se que o Hyundai oferece mais pelo que custa, e o Honda, menos.

A análise das notas (quadro abaixo) indica os melhores resultados para o C4 Cactus em itens de conveniência, motor e desempenho; para o HR-V em estabilidade e para o Renegade em instrumentos e segurança passiva, enquanto o Creta não sobressaiu em nenhum quesito. O Citroën ficou com as notas mais baixas do grupo em direção; o Hyundai em estilo, freios, suspensão e segurança passiva e o Jeep em desempenho. Com um dos melhores conjuntos a um dos preços mais baixos do grupo, o C4 Cactus leva nota maior também em relação custo-benefício.

 

C4 Cactus
HR-V
Creta
Renegade

O Honda vence na média de notas, mas o Citroën revela melhor relação custo-benefício — a melhor escolha depende das prioridades do comprador

 

Afinal, qual o melhor desses utilitários esporte? Na média de notas, a resposta é o HR-V, dono do melhor comportamento dinâmico e de um conjunto muito bom em espaço para passageiros e bagagem, desempenho, economia e segurança — mas ele é também o mais caro. Por bem menos dinheiro, o segundo colocado C4 Cactus oferece mais em desempenho, conveniência e assistências, mas abre mão de espaço e da esportividade nas curvas.

 

 

Em terceiro lugar fica o Renegade, um carro de extremos, que mereceu nota máxima em dois itens (instrumentos e segurança passiva), mas a pior nota do comparativo (2) em desempenho. É tempo de a Jeep substituir seu motor por algo mais moderno e eficiente, como já ocorreu na Europa, e de aplicar as bolsas infláveis adicionais como itens de série.

A pior posição recai no Creta. Embora tenha um bom conjunto em espaço, desempenho e estabilidade, a versão Sport não está competitiva: tem suspensão dura demais e bolsas infláveis de menos diante dos concorrentes. Além disso, o fato de ser o único sem nota 5 indica um carro sem brilho, mesmo que competente.

Mais Avaliações

 

Nossas notas

C4 Cactus HR-V Creta Renegade
Estilo 4 4 3 4
Acabamento 4 4 4 4
Posição de dirigir 4 4 4 4
Instrumentos 4 4 4 5
Itens de conveniência 4 3 3 3
Espaço interno 3 4 4 3
Porta-malas 3 4 4 3
Motor 5 3 4 3
Desempenho 5 4 4 2
Consumo 4 4 3 3
Transmissão 3 4 3 4
Freios 4 4 3 4
Direção 3 4 4 4
Suspensão 4 4 3 4
Estabilidade 4 5 4 4
Visibilidade 3 4 4 3
Segurança passiva 4 4 2 5
Custo-benefício 4 3 3 3
Média 3,83 3,89 3,50 3,61
Posição 2°. 1º. 4°. 3°.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

Teste do Leitor: opinião dos proprietários

C4 Cactus HR-V Creta Renegade
Envie sua opinião sobre o carro que possui

 

Ficha técnica

C4 Cactus HR-V Creta Renegade
Motor
Posição transversal transversal transversal transversal
Cilindros 4 em linha 4 em linha 4 em linha 4 em linha
Material do bloco/ cabeçote alumínio alumínio alumínio ferro fundido/ alumínio
Comando de válvulas duplo no  cabeçote no cabeçote duplo no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo 4, var. tempo e levant. 4, variação de tempo 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 77 x 85,8 mm 81 x 87,3 mm 81 x 97 mm 80,5 x 85,8 mm
Cilindrada 1.598 cm³ 1.799 cm³ 1.999 cm³ 1.747 cm³
Taxa de compressão 10,2:1 11,9:1 12,0:1 12,5:1
Alimentação injeção direta, turbo, resfriador de ar injeção multiponto sequencial injeção multiponto sequencial injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 166/173 cv a 6.000 rpm 140 cv a 6.500 rpm/ 139 cv a 6.300 rpm 156/166 cv a 6.200 rpm 135/139 cv a 5.750 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 24,5 m.kgf a 1.400 rpm 17,3 m.kgf a 4.800 rpm/ 17,4 m.kgf a 5.000 rpm 19,1/20,5 m.kgf a 4.700 rpm 18,7/19,3 m.kgf a 3.750 rpm
Potência específica (gas./álc.) 103,9/108,2 cv/l 77,8/77,3 cv/l 78,0/83,0 cv/l 77,3/79,6 cv/l
C4 Cactus HR-V Creta Renegade
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 6 automática de variação contínua* automática, 6 automática, 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm (km/h)
1ª. 4,40 / ND variação entre 2,53 e 0,41 / variação entre 9 e 57 km/h 4,40 / 8 4,46 / 7
2ª. 2,37 / ND 2,73 / 13 2,51 / 13
3ª. 1,56 / ND 1,83 / 20 1,56 / 21
4ª. 1,16 / ND 1,39 / 26 1,14 / 28
5ª. 0,85 / ND 1,00 / 36 0,85 / 38
6ª. 0,67 / ND 0,77 / 47 0,67 / 48
Relação de diferencial ND 5,44 3,61 3,87
Regime a 120 km/h** ND 2.100 rpm 2.550 rpm 2.500 rpm
Regime à vel. máx. informada ND ND 5.200 rpm (5ª.) 4.700/4.800 rpm (5ª.)
Tração dianteira dianteira dianteira dianteira
*com simulação de 7 marchas; **na última marcha ou relação mais longa possível
C4 Cactus HR-V Creta Renegade
Freios
Dianteiros a disco ventilado a disco ventilado a disco ventilado a disco ventilado
Traseiros a disco a disco a tambor a disco
Antitravamento (ABS) sim sim sim sim
C4 Cactus HR-V Creta Renegade
Direção
Sistema pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira
Assistência elétrica elétrica elétrica elétrica
Diâmetro de giro 11,1 m 11,4 m ND 10,8 m
C4 Cactus HR-V Creta Renegade
Suspensão
Dianteira independente, McPherson independente, McPherson independente, McPherson independente, McPherson
Traseira eixo de torção eixo de torção eixo de torção eixo de torção
Elemento elástico mola helicoidal mola helicoidal mola helicoidal mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro dianteiro e traseiro dianteiro e traseiro dianteiro e traseiro
C4 Cactus HR-V Creta Renegade
Rodas
Dimensões 17 pol 7 x 17 pol 6,5 x 17 pol 7 x 18 pol
Pneus 205/55 R 17 V 215/55 R 17 V 215/60 R 17 H 225/55 R 18 V
C4 Cactus HR-V Creta Renegade
Dimensões
Comprimento 4,17 m 4,294 m 4,27 m 4,232 m
Largura 1,714 m 1,772 m 1,78 m 1,798 m
Altura 1,563 m 1,586 m 1,635 m 1,705 m
Entre-eixos 2,60 m 2,61 m 2,59 m 2,57 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) ND ND ND 0,36
C4 Cactus HR-V Creta Renegade
Capacidades e peso
Tanque comb. 55 l 51 l 55 l 60 l
Compartimento de bagagem 320 l 431 l 431 l 320 l
Peso em ordem de marcha 1.214 kg 1.276 kg 1.399 kg 1.480 kg
Relação peso-potência (gas./álc.) 7,3/7,0 kg/cv 9,1/9,2 kg/cv 9,0/8,4 kg/cv 11,0/10,6 kg/cv
C4 Cactus HR-V Creta Renegade
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de km 3 anos sem limite de km 5 anos sem limite de km 3 anos sem limite de km
C4 Cactus HR-V Creta Renegade
Carros avaliados
Ano-modelo 2019 2019 2019 2019
Pneus Pirelli Cinturato P7 Michelin Primacy 3 Goodyear Efficient Grip SUV Pirelli Scorpion Verde
Quilometragem inicial 3.000 km 2.000 km 4.000 km 700 km
Dados dos fabricantes; ND = não disponível