Equinox, Compass, Sportage e 3008: SUVs de R$ 150 mil

Jeep e Kia são os mais baratos; com opcionais, o primeiro quase alcança o mais caro Chevrolet, com o Peugeot em valor intermediário

 

Preços

Equinox Compass Sportage 3008
Sem opcionais R$ 155.990 R$ 136.990 R$ 137.990 R$ 145.990
Como avaliado R$ 155.990 R$ 155.190 R$ 137.990 R$ 145.990
Completo R$ 157.690 R$ 156.740 R$ 137.990  R$ 148.780
Preços sugeridos em 12/3/18; menores preços em destaque; consulte os sites: Equinox, Compass, Sportage, 3008

 

Custo-benefício

Apesar do menor preço inicial, o Compass precisa receber a opção de teto solar (R$ 7.200), de série nos outros. O avaliado trazia também o pacote High Tech (R$ 11 mil) com controlador de distância à frente (único no grupo), tampa traseira com acionamento elétrico e assistentes de faróis e para estacionar — presentes no Equinox —, entre outros itens. Assim equipado ele chegava a R$ 155.190, próximo do Chevrolet (R$ 156 mil) e mais caro que 3008 (por 6%) e Sportage (por 12%). Os três não oferecem opcionais, embora exista versão superior (Pack) para o Peugeot.

 

 

Conforme avaliados, como eles se comparam em conteúdo? Há certa coerência aos preços, pois Jeep e Chevrolet trazem os itens adicionais citados, enquanto o mais barato Kia é o menos equipado do grupo. A tração integral conta pontos pelo carro da GM. A favor do Peugeot estão amenidades como massagem nos bancos e o quadro configurável, que não valem tanto assim.

 

O Equinox é espaçoso e potente; o Compass, bem-equipado; o Sportage tem o menor preço; e o 3008 combinou grandes atributos para terminar em primeiro lugar

 

O que realmente os distingue — e faz a relação custo-benefício ser melhor em uns que em outros — são os atributos analisados nas notas abaixo. O Equinox é o melhor do grupo em espaço interno, motor e desempenho; o 3008, em posição de dirigir, consumo, direção, estabilidade e visibilidade; os demais não sobressaem em nenhum aspecto. As piores notas foram para o Chevrolet em consumo, para o Jeep em estilo e porta-malas e para o Kia em instrumentos, motor, direção, visibilidade e segurança passiva; o Peugeot não ficou sozinho em último nenhuma vez.

 

O Equinox vence em espaço interno, motor e desempenho; o 3008, em posição de dirigir, consumo, direção, estabilidade e visibilidade: são os melhores nas notas

 

Esses altos e baixos indicam as prioridades que cada um atende melhor, o que o comprador deve levar em conta ao escolher. O Equinox é amplo, rápido, bem-equipado e tem tração integral — aplicável ao Jeep na bem mais cara versão a diesel. O 3008 anda bem, faz curvas ainda melhor e consome menos que qualquer outro. Embora com bons atributos em conveniência e segurança, o Compass é modesto em porta-malas e tem limitações em suspensão e desempenho como o  Sportage — que traz o conteúdo mais escasso.

Em uma análise geral, dois modelos revelam-se os melhores do grupo: o Chevrolet e o Peugeot. Só que este somou mais pontos e custa menos, o que faz dele a opção insuperável em custo-benefício. Dos demais, o Jeep é vantajoso sobre o Kia, mas nenhum justifica seu preço tão bem quanto o concorrente francês.

Mais Avaliações

 

 

Nossas notas

Equinox Compass Sportage 3008
Estilo 5 4 5 5
Acabamento 5 4 4 5
Posição de dirigir 4 4 4 5
Instrumentos 5 5 3 4
Itens de conveniência 5 5 4 5
Espaço interno 5 4 4 4
Porta-malas 4 3 5 5
Motor 5 4 3 4
Desempenho 5 3 3 4
Consumo 3 4 4 5
Transmissão 4 5 4 5
Freios 4 4 4 4
Direção 4 4 3 5
Suspensão 4 3 3 4
Estabilidade 4 3 3 5
Visibilidade 4 4 3 5
Segurança passiva 5 5 4 5
Custo-benefício 4 3 3 5
Média 4,39 3,94 3,67 4,67
Posição 2º. 3º. 4º. 1º.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

Teste do Leitor: opinião dos proprietários

Equinox Compass Sportage 3008
Envie sua opinião sobre o carro que possui